Eleições

“Voto casadinho”: gerente de UBS em Arapiraca é exonerada após denunciar esquema

Liliane confirmou para o 7Segundos ter recebido proposta para fazer “voto casado” e se manter no cargo

Por 7Segundos 06/10/2020 16h04 - Atualizado em 06/10/2020 18h06
“Voto casadinho”: gerente de UBS em Arapiraca é exonerada após denunciar esquema
Unidade de Saúde do Canaã

Após dois anos na gerência da Unidade Básica de Saúde do Canaã, a enfermeira Liliane Francisca da Silva foi exonerada pela prefeitura de Arapiraca na tarde desta terça-feira (06), devido ao vazamento de um áudio que denuncia um esquema de "voto casado" na prefeitura de Arapiraca, que desde a tarde de segunda circula em grupos de um aplicativo de mensagens.

No áudio, a ex-servidora afirma ter sido chamada para conversar e foi comunicada que, para se manter no cargo como diretora da UBS, teria que votar em Fabiana Pessoa (Republicanos) e em um candidato a vereador indicado pelo grupo:

“Lamentavelmente venho aqui dizer que fui chamada justamente para isso. Para eu poder ficar no cargo, eu precisaria ficar a mercê de uma proposta indecente. Seria o voto casadinho, onde eu teria que votar na atual prefeita e no candidato a vereador que seria da região”, afirma Liliane Francisca.

O áudio completo pode ser ouvido abaixo da matéria. Em outro trecho, ela afirma que foi chamada “pela gestão” para conversar e, ao ouvir a proposta classificada por ela como indecente, interrompeu a conversa e saiu da sala. Ela não identifica quem seria o autor ou autora da proposta do “voto casadinho”.

“Fui chamada pela gestão para conversar e a conversa foi para ser o voto de cabresto, o voto casadinho, uma proposta indecente dessa. Eu levantei da cadeira, deixei o local e disse para a gestão que não trabalho dessa forma. Sou profissional de saúde, sou enfermeira e estou gerente da unidade de saúde do Canaã, ou estava, não sei como vai ficar. Pode ser que outra pessoa assuma esse cargo. De antemão eu me retirei porque não concordo com essa conduta da gestão, que vem tomando essas medidas severas em relação aos profissionais da Saúde”, afirmou no áudio, já prevendo que poderia ser exonerada do cargo.

O 7Segundos entrou em contato com Liliane Francisca, que confirmou que a voz do áudio é dela e o que ela relata realmente aconteceu.

“Minha honestidade resultou na minha demissão. Mas, assim como os demais, vou dar a volta por cima com honestidade. Darei sempre a minha contribuição à Saúde. Sigo com a minha consciência tranquila e em paz, e tenho a certeza de que tomei a decisão certa em não aceitar essa proposta indecente”, declarou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca, que emitiu a seguinte nota sobre o caso:

“A Prefeitura de Arapiraca vem por meio desta esclarecer que, considerando a informação de que servidores teriam sido vítimas de coação política, não compactua com qualquer ato desta natureza e que tomará as medidas necessárias a abertura de processo administrativo disciplinar para apuração dos fatos”.

Áudios

Ex-servidora fala sobre proposta de "voto casadinho" na prefeitura de Arapiraca