Arapiraca

Arapiraca e demais cidades do interior avançam para fase azul

Governador Renan Filho fez o anúncio em entrevista coletiva

Por 7Segundos 23/09/2020 19h07 - Atualizado em 23/09/2020 19h07
Arapiraca e demais cidades do interior avançam para fase azul
Renan Filho durante coletiva nesta quarta-feira (23) - Foto: Reprodução

O governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou que a cidade de Arapiraca e todo o interior de Alagoas avança para a fase azul, desta quarta-feira (23), do Plano de Distanciamento Social Controlado com base na Matriz de Riscos. O anúncio foi feito na coletiva de imprensa realizada em Maceió. A capital alagoana, por sua vez, permanecerá na fase azul.

Com esse avanço para a fase azul, a partir da semana que vem, os eventos de menor impacto, como festas de casamento e aniversários com aglomeração controlada poderão ser retomados. Até sexta-feira (25) as discussões serão ampliadas sobre o assunto. Os locais em que serão realizados esses eventos terão uma capacidade máxima ainda a ser definida, independente do tamanho do local, e serão adotadas algumas medidas, como: uso de máscaras, uma mesa com pessoas da mesma família juntas, além da higienização. 

Os Serviços públicos que já estão funcionando na capital, também funcionarão no interior. Na próxima segunda (28), o Instituto de Identificação e o Detran voltarão às atividades. Os funcionários que estão no grupo de risco continuarão em regime de Teletrabalho. 

Renan Filho citou ainda que decidiu não reabrir os museus, cinemas e teatros, pois os locais possuem um sistema de refrigeração muito fechado, que permite a propagação do vírus com mais facilidade, além de que nesses espaços, não há um grande distanciamento e as pessoas costumam se aglomerar. 

Ainda de acordo com o Governador, está sendo avaliado um plano apresentado pelos estabelecimentos da rede particular de ensino, Também está sendo avaliada a rede estadual, para que haja a retomada das aulas presenciais. Segundo Renan Filho, a tendência é que, até o final de setembro, os municípios possam avaliar e tomar suas próprias decisões.

Sobre a taxa de ocupação de leitos com respiradores, o estado fechou com cerca de 38% e, na ocupação geral, o número é de menos de 20%.

Havia a expectativa para que Maceió tive avanço para a fase Verde, que permite o funcionamento de todos os setores de forma integral. No entanto, isso não aconteceu.