Alagoas

Monitor de Secas registra forte aumento da área com seca em Alagoas

Entre julho e agosto, área com seca no estado saltou de 29,22% para 57,31 % do território alagoano

Por 7Segundos com Assessoria 23/09/2020 09h09
Monitor de Secas registra forte aumento da área com seca em Alagoas
Seca em Alagoas - Foto: Agência Alagoas

Entre julho e agosto a área com seca fraca saltou de 29,22% para 57,31% em Alagoas, mas ainda é a terceira melhor situação do ano, superada somente por junho e julho.A última atualização do Monitor de Secas aponta que em território alagoano, em agosto, surgiu uma área de seca fraca no sul e leste do estado, onde os impactos são de curto prazo. A mudança aconteceu devido às chuvas abaixo da média no último mês. Houve alteração nos impactos da seca fraca no Sertão, passando de longo prazo para curto e longo prazo.

Mapa do Monitor de agosto já está disponível e registra o aumento das áreas com seca em 12 das 19 unidades da Federação acompanhadas: Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. A redução de áreas com o fenômeno aconteceu somente na Bahia e no Espírito Santo, sendo que o Distrito Federal se manteve sem seca. Enquanto Mato Grosso do Sul manteve 100% de seu território com seca, os três estados do Sul – Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – ainda não podem ter sua situação comparada com meses anteriores porque estreiam no Mapa do Monitor de agosto, que é o mais recente.

Em termos de severidade do fenômeno, oito estados tiveram o agravamento da seca entre julho e agosto: Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins. Em outras oito unidades da Federação, o grau de severidade da seca se manteve: Alagoas, Ceará, Distrito Federal (sem seca), Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Ainda não é possível fazer tal comparação para os três estados do Sul.

Clique aqui para verificar a situação de agosto de 2020 em todos os estados com o Monitor de Secas.