Política

Polêmica: MDB Estadual inicia processo de dissolução do diretório do partido em Arapiraca

Julgamento ocorre na próxima sexta-feira (25); Diretório tem cinco dias para apresentar a defesa

Por 7Segundos, com Jornal de Alagoas 19/09/2020 16h04 - Atualizado em 19/09/2020 17h05
Polêmica: MDB Estadual inicia processo de dissolução do diretório do partido em Arapiraca
Sede do MDB em Arapiraca - Foto: Arquivo/7segundos

As eleições para Prefeito em Arapiraca contaram com mais um capítulo polêmico na sexta-feira (18): O MDB Estadual iniciou o processo para a dissolução do Diretório do partido em Arapiraca. O julgamento ocorre na próxima sexta-feira (25) e o Diretório tem cinco dias para apresentar a defesa.

Em uma nota enviada à imprensa, o MDB justificou que “a dissolução do atual Diretório Municipal de Arapiraca, conforme autoriza a lei, para restabelecer a credibilidade e integridade do partido no município.”.  O ainda presidente do diretório do MDB Arapiraca, José Macedo, foi informado formalmente do início do processo. 

A polêmica começou quando os diretórios nacional e estadual não aceitaram a chapa formada por Luciano Barbosa e Rute Pereira. Segundo informações, a Executiva Estadual apresentou a proposta de dois nomes como opções de candidatos a prefeito: o do deputado estadual Ricardo Nezinho e de Daniel Barbosa, filho de Luciano Barbosa. No entanto, de acordo com informações, todos os filiados se recusaram a votar. Nenhum voto foi depositado na urna do partido e quando a reunião chegou ao fim, os representantes dos diretórios estadual e federal fecharam a ata informando que nenhum candidato a prefeito e nenhum candidato a vereador foi escolhido. Foram feitas três convenções e três atas em dois dias, duas do diretório municipal do MDB Arapiraca e uma convocada pela Executiva Estadual.

O diretório estadual do MDB, no entanto, dissolveu a composição do diretório em Arapiraca, anulou a convenção do dia 15, e parte para o entendimento que as decisões dos diretórios nacional e estadual se sobrepõem as do diretório municipal e que a decisão sobre candidatura cabe ao partido. "Não basta querer ser candidato, é preciso que ele seja escolhido democraticamente dentro do partido, todo político sabe disso", afirmou um emedebista, que pediu para não ter o nome revelado.

O advogado Fábio Gomes, que representa o vice-governador Luciano Barbosa , escolhido como candidato a prefeito na primeira convenção, a do dia 15, diz que a ata já foi registrada. 

Existem precedentes parecidos com o corrido em Alagoas em outros Estados. Em casos similares, o que vale é a posição da direção nacional do partido.

O deputado federal Isnaldo Bulhões, foi designado pelo presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, para acompanhar a convenção do dia 16 (convocada pela Estadual) e concordou com o envio a ata oficial ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), sem candidaturas para registro. “Por ausência de votos dos convencionais, o MDB não terá chapa majoritária e proporcional para disputar as eleições em Arapiraca”, disse o deputado.