Política

Trabalho de Marx Beltrão vai por fim ao “apagão” de internet e celular no sul de Alagoas

Serão diretamente beneficiados povoados em Jequiá da Praia, Coruripe, Puaçabuçu e Penedo

Por 7Segundos com Assessoria 24/08/2020 14h02
Trabalho de Marx Beltrão vai por fim ao “apagão” de internet e celular no sul de Alagoas
Marx Beltrão - Foto: Reprodução

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), em reunião no Ministério das Comunicações, em Brasília, garantiu uma grande conquista para a região Sul de Alagoas: a inclusão de diversos povoados da região na lista do edital de internet e telefonia 5G do Ministério. Na prática, com esta inclusão, tão logo a pasta conclua o processo de licitação do edital, estas localidades vão finalmente contar com sinal de internet e telefonia celular de qualidade.

“A verdade é que diversos povoados da região Sul vivem um apagão de telefonia e de internet. Mas com a inclusão destas localidades no edital do Ministério, isto vai mudar. A tecnologia 5G vai permitir que finalmente milhares de pessoas tenham acesso a telefonia móvel e internet na região. Com certeza, é algo que vai melhorar em muito a vida da população de municípios como Coruripe, Penedo, Piaçabuçu e Jequiá da Praia, por exemplo”, afirmou Marx Beltrão nesta segunda-feira (24).

Serão diretamente beneficiados os povoados do Poxim em Coruripe; em Pindorama, do lado coruripense, os povoados de Botafogo, Bonsucesso, e do lado penedense a localidade de Santa Margarida; em Jequiá da Praia, os povoados de Lagoa Azeda e Usina Sinimbu; e em Piaçabuçu, as localidades de Retiro, Pontal do Peba, Sudene e Penedinho. “Ainda há localidades ‘no escuro’ e vamos trabalhar para que todas tenham acesso a tecnologia via celular. Este é um compromisso nosso”, reafirmou Marx Beltrão.

A licitação do 5G será o maior leilão de frequências na história da Anatel e deve ser concluído em cerca de seis meses. O edital propõe a licitação das faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz e traz, como novidade, a inclusão de mais 100 MHz na faixa de 3,5 GHz. Com a adição de mais banda em 3,5 GHz – principal faixa para o desenvolvimento do 5G –, será possível atender de maneira mais abrangente as demandas que foram apresentadas quando da proposição do edital, destacando-se as das Prestadoras de Pequeno Porte (PPP), que poderão fazer parte do desenvolvimento dessa nova tecnologia.