Viral

Redemoinho gigante impressiona moradores do TO e viraliza na web

Caso foi registrado no município de Silvanópolis, às margens da TO-050

Por Redemoinho gigante impressiona moradores do TO e viraliza na web com G1 20/08/2020 11h11 - Atualizado em 20/08/2020 11h11
Redemoinho gigante impressiona moradores do TO e viraliza na web
Redemoinho gigante impressiona moradores do TO e viraliza na web - Foto: Reprodução G1

Um redemoinho gigante impressionou os moradores de Silvanópolis, cidade de pouco mais de 5 mil habitantes, localizada na região centro-sul do Tocantins. Um vídeo que mostra o momento viralizou nas redes sociais. Muitos internautas ficaram intrigados ao ver o fenômeno e a altura que ele atingiu.

O redemoinho é comum nessa época do ano, quando o Tocantins inaugura uma seca mais severa. O fenômeno está ligado a muitas superstições, mas têm uma explicação científica e é consequência das altas temperatura e clima seco.

"O solo ou as camadas mais próximas estão muito mais quentes do que o ar, criando um gradiente de pressão, que faz com que essa parcela de ar próximo ao solo se eleve muito rapidamente. O resultado é o redemoinho, e na medida que ele sobe, essa parcela vai se esfriando e some", explicou o meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins, José Luiz Cabral.

Quem fez as imagens foi o agricultor Alcenir Rodrigues Pereira, que mora em Mato Grosso do Sul, mas está de passagem pelo Tocantins. Ele conta que gravou a cena no último domingo (16).

"Eu estava na churrascaria de uns amigos, que fica perto de um posto de combustível, às margens da TO-050, por volta de meio-dia, quando olhei pela janela e vi o redemoinho. Fiquei curioso porque em Mato Grosso do Sul nunca vi isso acontecer. Pensei em gravar para mostrar para o pessoal de lá. Para mim, foi uma grata surpresa ver um redemoinho, que acredito ter chegado a cerca de 300 metros de altura".

O pastor José Rodrigues, morador da cidade, disse que recebeu ligações de fiéis assustados.

"Perto do mês de setembro, era comum em épocas passadas registrar o redemoinho. As pessoas mais velhas e experientes diziam que era o prenúncio da chegada das chuvas. Antigamente as chuvas começavam dia 7 de setembro, era infalível, mas como aumentaram os desmatamentos, às vezes costuma começar só em outubro, ou final de setembro. Depois desse vídeo, muitos me ligaram perguntando se era fim do mundo, mas esse não é o sinal da vinda de Cristo", disse.

Em setembro do ano passado, um redemoinho derrubou parte da fachada de uma loja especializada na venda de colchões, em Palmas. O dono Wilson Azevedo informou que o fenômeno assustou clientes que estavam no local quando tudo aconteceu. O prejuízo na época foi próximo a R$ 5 mil.

Outros casos foram registrados em todo o estado dentro de cidades e às margens de rodovias. Em 2017, um redemoinho de poeira foi registrado no momento em que atravessava a rodovia TO-050, entre Palmas e Porto Nacional. Apesar de ser um fenômeno comum no Tocantins, as espirais de vento sempre acabam chamando a atenção de quem vê. Neste caso, o motorista que fez o registro disse que nunca tinha visto um tão grande.