Acidentes

Pré-candidatos do Podemos discutem propostas para Maceió em live

Encontro contou com a presença de Yasmin Silveira e João Gabriel, o Joãozinho

Por 7Segundos, com assessoria 14/08/2020 10h10
Pré-candidatos do Podemos discutem propostas para Maceió em live
Live foi mediada pelo presidente estadual do Podemos, Tácio Melo - Foto: Reprodução/Instagram

Nessa quinta-feira (13), a live do Podemos Alagoas tratou dos desafios e avanços para os jovens, com os dois pré-candidatos a vereador por Maceió, Yasmin Silveira e João Gabriel, o Joãozinho. Sempre mediado pelo presidente estadual do partido, Tacio Melo, o “Podemos Conversar?” falou sobre educação, esporte, emprego e projetos para a juventude maceioense, além do triste momento de pandemia que passa o mundo.

No terceiro encontro do Podemos Alagoas com seus pré-candidatos, Tácio Melo apresentou João Gabriel, mais conhecido como Joãozinho, que trabalha há 14 anos no serviço público, desde o primeiro emprego. “Comecei como estagiário no Imeq (Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas), o órgão emissor do INMETRO, e estou na prefeitura de Maceió há 7 anos e meio. Me descompatibilizei para ser candidato este ano”, disse Joaozinho.

Yasmin Silveira é a presidente estadual do Podemos Jovem. “Sou estudante de Direito e sempre tive vontade de me inserir na política. Nós (os jovens) precisamos de representatividade”, revelou.

Tácio Melo lembrou que a juventude é o futuro “da nossa cidade, do nosso estado, da nossa nação. Um dos locais que eu fui secretário, na Semtabes, o que me deixava mais gratificado era exatamente a área do primeiro emprego”, contou o presidente estadual do partido, lembrando ainda que, em 2018, participou da solenidade de assinatura das carteiras de trabalho de 250 contratados da empresa Almaviva, muitos desses ganhando a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.

“Precisamos fazer a inserção do jovem no primeiro emprego, principalmente voltado aos das classes mais carentes, para a inclusão no trabalho, seja público, privado ou estágios”, afirmou Tacio.

Experiência:e Joaozinho contou da sua experiência como estagiário e das dificuldades de quem está atrás do seu primeiro emprego. “Eu passei um ano como estagiário, passei por vários setores, mas foi justamente essa a minha base profissional. A grande dificuldade é a empresa querer lhe contratar e você não ter experiência, e é muito importante ter uma empresa que lhe dá a primeira oportunidade”, contou.

Evasão escolar


O presidente do Podemos Alagoas trouxe à live a situação da evasão escolar, durante a pandemia de covid-19. Tácio perguntou a Yasmin Silveira e a Joãozinho como diminuir o abandono nas salas virtuais. Os jovens das classes mais pobres têm tido dificuldade em acompanhar as aulas online por falta de equipamentos, desde um simples celular até a conexão com a internet.

“Eu sou uma pessoa que acredita no que diz a OMS, temos que seguir as diretrizes da Organização Mundial de Saúde. Quando pudermos, vamos voltar (às salas de aula) e precisamos nos esforçar para seguir no ensino à distância”, falou Yasmin Silveira.

Joãozinho, que conhece a realidade nas comunidades de Maceió, foi bem enfático em sua resposta. “Tem alguns candidatos que virão por aí com propostas mirabolantes, como ‘o pessoal vai assistir as aulas em casa’. Ora, as pessoas as vezes não tem nem o que comer, quanto mais ter um smartphone com uma boa conexão de internet pra assistir aula em casa”, argumenta o pré-candidato.

Projetos


Em suas considerações finais, Yasmin contou um pouco dos seus planos como pré-candidata e da felicidade de estar no partido. “O Podemos é um partido maravilhoso, que escuta e luta pelo direito dos jovens, e você que é jovem e acha que tem algo que necessita ser mudado em sua cidade, você pode fazer parte do Podemos, o partido irá lhe abraçar, aqui somos uma família. Nós somos a renovação que a política precisa e vou lutar pelas mulheres, pela juventude e por todos os maceioenses”.

Joãozinho lembrou que hoje a política é vista como algo nefasto para a sociedade. “A política é muito importante, quando ela é feita na base da ética, da honestidade. Eu, assim como os outros filiados do Podemos, estou aqui para trabalhar, gosto de estar na comunidade, acompanhar de perto, gosto de ser sincero, quero levar a política séria, sem mentiras, sem prometer o que não se pode cumprir”, finalizou.