Covid -19

Teotonio Vilela fecha julho com maior número de mortes e casos confirmados de Covid-19

Em julho, município registrou quase o dobro de mortes e mais de um terço do total de casos de coronavírus

Por 7Segundos 03/08/2020 17h05 - Atualizado em 03/08/2020 17h05
Teotonio Vilela fecha julho com maior número de mortes e casos confirmados de Covid-19
Postagem em que a prefeitura comemora número de curados é classificada como "maquiagem" por moradora - Foto: reprodução

A comemoração da prefeitura de Teotonio Vilela sobre os casos curados de Covid-19 chamou a atenção nas redes sociais. No fim de semana, o município divulgou registro de 769 altas clínicas, ou casos curados da doença, 151 desses casos apenas na semana passada.

Mas na checagem dos dados divulgados pelo próprio município, por meio dos boletins epidemiológicos, é difícil enxergar motivos para a comemoração. O município registra um total de 26 óbitos por coronavírus, dois terços deles registrados apenas em julho. No mês foram registrados 17 óbitos, praticamente do dobro da quantidade confirmada - nove no total - entre o início da pandemia, no final de março, e o final de junho.

O número pode parecer pequeno, se comparado a quantidade de óbitos registrados em outros municípios alagoanos, mas ainda assim, “comemorar” casos curados provocou revolta.

“Para quem é de fora, fica parecendo que a cidade é uma maravilha, que todo mundo está se curando e tem menos pessoas ficando doentes. Mas não passa de uma maquiagem mal feita. Minha tia é um desses óbitos registrados em julho. Ela não é apenas um número. Como a prefeitura comemora os curados e esquece quem morreu? A vida de quem morreu não vale nada? Quem quiser comparar os boletins que a própria prefeitura divulga vai perceber que o mês de julho foi o que teve a maior quantidade de mortes e de casos positivos para essa doença. Foi o pior mês da pandemia, aí eles pegam só o número de pessoas que se curaram para comemorar, enquanto esquecem os outros números. Enquanto pessoas estiverem morrendo, não existe motivo para comemoração”, afirmou uma moradora do município, que entrou em contato com o 7Segundos por meio das redes sociais para expor sua revolta.

A mulher se refere à publicação feita pela prefeitura no último sábado (01) nas redes sociais e explicou que preferiu não fazer comentários na postagem porque familiares da tia dela que morreu de Covid-19 trabalham no município e poderiam ser alvo de retaliação.

Conforme o último boletim divulgado pela prefeitura, referente ao domingo, dia 02 de agosto, o município tem 1.040 casos confirmados e mais 46 casos suspeitos, à espera de resultados de exames, números idênticos ao de sábado, que contabilizam também duas pessoas hospitalizadas, além de 769 casos recuperados e 26 óbitos.

No dia 1 de julho, o mesmo boletim contabilizava um total de 646 casos confirmados da doença. Ou seja, no decorrer do mês, 394 moradores do município testaram positivo para o coronavírus. Isso significa que os casos registrados no mês representam praticamente 38% do total de casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia. As imagens dos dois boletins podem ser conferidas na galeria de imagens, embaixo da matéria.

Mas, na postagem de sábado, o município alega também que houve uma diminuição de casos positivos: “A gestão municipal tem investido em diversos equipamentos, novos leitos, exames especializados, contratação de profissionais, medicamentos específicos para tratamento da covid, barreiras sanitárias, confecção e distribuição de máscaras e ações preventivas e e conscientização, que reflete no crescente número de altas médicas, assim como na diminuição de testagens positivas para o novo coronavírus. No mês de julho, além de comemorarmos as altas, os números mostram que estamos avançando positivamente na luta frente à Covid-19 com a diminuição de casos positivos e pacientes internos em nosso hospital”.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Teotonio Vilela, que informou que houve um aumento na quantidade de testagem no município e que o gráfico de crescimento de casos - comparado a outros municípios do mesmo porte - é menor em Teotonio Vilela. Também foi encaminhada a seguinte nota: 

"O município de Teotônio Vilela foi um dos primeiros a criar um portal exclusivo para dados relacionados à Covid-19, com transparência.

Fechamos o final de semana, dados atualizados até ontem, dia 02 de agosto de 2020, o número de 769 pacientes recuperados."