Saúde

Girau do Ponciano cria Hospital de Campanha de Retaguarda para o tratamento de Coronavírus

Hospital de Campanha tem 20 leitos e vai atender os casos graves da doença

Por Assessoria 03/04/2020 18h06
Girau do Ponciano cria Hospital de Campanha de Retaguarda para o tratamento de Coronavírus
Esta unidade foi projetada de acordo com a norma RDC 50 preconizada pelo Ministério de Saúde - Foto: Assessoria

O município de Girau do Ponciano, localizado no Agreste de Alagoas, para promover e manter a qualidade de vida da população editou no dia 17 de março de 2020 o Decreto nº 09/2020, onde criou e nomeou um Grupo Técnico de trabalho, formado por todos os secretários municipais e orientado pela equipe de saúde do município, visando ações para combater a COVID-19 e já tomando as primeiras medidas preventivas nesse mesmo decreto. As ações incluem a montagem de um Hospital de Campanha, com 20 leitos para atender os casos mais graves da doença.

O grupo técnico promove a conscientização e prevenção junto à população de Girau do Ponciano – AL.

Além dessas atividades as equipes de saúde estão voltadas para orientação à população nas principais ações de combate ao Coronavírus, como :
•    Isolamento social com acompanhamento das equipes de saúde;
•    Identificação e controle dos grupos de risco;
•    Monitoramento de pessoas oriundas de outros estados;
•    Sanitização das ruas e distribuição de quites de higiene pessoal e domiciliar;
•   Montagem da rede de assistência pré-hospitalar, composta por 13 Unidades Básicas de Saúde – UBS - para pronto atendimento, e uma central de atendimento com leitos de observação;
•    Montagem de um hospital de Campanha de Retaguarda para o tratamento dos pacientes em estado grave da Covid19, com 20 leitos, envolvendo cerca de 120 profissionais da área de saúde. Esta unidade foi projetada de acordo com a norma RDC 50 preconizada pelo Ministério de Saúde.
•    A equipe médica está capacitada para assistir os pacientes infectados pelo coronavírus.
•    Ainda este mês irá funcionar o novo laboratório municipal – LabGirau – para dá suporte ao hospital de campanha e aos pacientes de forma geral.
•    Várias outras ações estão listadas no Plano Municipal de Contingência do Novo Coronavírus.
Além disso, através do Decreto Municipal de nº 11/2020 no seu artigo 4º, o Município de Girau do Ponciano – AL, criou o GRUPO TÉCNICO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, composto também por todos os secretários municipais, para implementar ações voltadas para doação de cestas básicas à população vulnerável e as famílias dos alunos da rede municipal de ensino.