Educação

Crianças e jovens devem manter rotina de estudos durante a quarentena, diz pedagoga

Escolas estão adotando medidas para orientar e auxiliar os pais na educação dos filhos

Por Taísa Bibi 30/03/2020 16h04
Crianças e jovens devem manter rotina de estudos durante a quarentena, diz pedagoga
Pedagoga orienta que é importante manter uma rotina de estudos e de desenvolvimento de habilidades - Foto: Getty Images

Durante o período de quarentena as escolas estão fechadas e as crianças em casa, nesse caso, acompanhadas dos pais. Alguns alunos atribuem ao período como férias, porem é necessário que haja uma rotina de estudos para que os estudantes não entrem em uma zona de conforto. Em entrevista ao Portal 7 Segundos, a pedagoga Danielle D´Arc, da Escola Santa Catarina, localizada em Arapiraca, no agreste alagoano, orienta os pais e fala das medidas adotas pela escola.

“A recomendação pedagógica é para que os alunos continuem estudando na quarentena, essa recomendação vem da rotina diária do aluno, não só nesse período que estamos passando”, explica.

De acordo com Danielle é necessário reservar um momento do dia para os estudos.”O aluno tem que ter um momento de estudo, independente da idade. É um momento sem brinquedo, sem TV, e o aluno vai ter que desenvolver uma atividade específica orientada pela escola, ou pelos pais”.

A pedagoga sugere que os pais estejam ativos nesse processo, e nos dias de confinamento uma rotina deve ser estabelecida. “Nesse caso específico da quarentena  sugerimos que os pais tentem em casa manter uma rotina. Digamos que a criança estude de manhã, na rotina de casa de manhã deve ser reservado um tempo para o estudo”.

“Esse momento pode ser de leitura, trabalho com recorte, pintura, para os mais velhos pode revisar o conteúdo”, diz Danielle.

Muitas escolas adotaram plataformas online. “Hoje temos na maioria das escolas uma plataforma. Na nossa escola temos uma que está sendo alimentada pelos professores, com atividades lúdicas e mais trabalhos adicionais, onde a criança em casa tem um calendário de atividades, para que o aluno não entre numa zona de conforto”, explica a pedagoga.

A Escola Santa Catarina disponibiliza a plataforma, bem como mantém o contatos com os pais dos alunos através de grupos de WhatsApp. Como exemplo a pedagoga citou que na última sexta-feira (27) foi comemorado o Dia do Circo, e várias atividade lúdicas foram enviadas, para que os pais pudessem fazem com seus filhos.

“A plataforma é disponibilizada para os pais e alunos com uma rotina de atividades, e os pais dão feedback na plataforma  e em grupos de atividades”, explica Danielle.

A Escola está atenta a Base Nacional Curricular Comum, a BNCC. “A Escola Santa Catarina tem disponibilizado atividades, sugestões de atividades do dia-a-dia que também desenvolvem habilidades nas crianças. Pois a BNCC não está preocupada só com os conteúdos, temos que ter o desenvolvimento pleno, essa crianças tem que ter uma boa coordenação motora, tem que conseguir se comunicar, externar suas dificuldades, entender outro, essas são as metas segundo a nova BNCC”.

Danielle diz que colocar as crianças e jovens para ajudar nas atividades da casa, também auxiliam no desenvolvimento. “Quando os pais fazem os filhos participarem do processo de limpeza da casa, colocam as crianças para cozinhar junto, fazem experiências como um bolo, isso faz com que a criança faça parte do processo. Assim com certeza a criança vai ter o desenvolvimento, em várias vertentes, no pedagógico e nas habilidades".

A pedagoga lembra aos pais que as crianças possuem uma energia nata. “Os pais primeiro precisam entender que eles tem uma energia nata, que as crianças não vão ficar quietas, então quanto mais atividades forem disponibilizadas, como atividades que exigem movimentos, principalmente para os menores, é melhor”.

“Para que as crianças não fiquem o tempo todo na TV e no celular, é aconselhado tentar direcionar para que a criança brinque de fato, se divirta, se suje. Aproveita o espaço da casa, porque na rotina a gente não tem esse tempo para estar com as crianças, de aproveitar a casa”, complementam Danielle.

O ideal é ter um tempo de qualidade. “Eu costumo dizer que qualidade não é quantidade, as vezes eu tenho situações que pais estão o tempo toda com a crianças e não tem qualidade. Então é melhor efetuar uma coisa de qualidade mesmo que em menos tempo, o ideal é dar qualidade de tempo as nossas crianças”, finalizou.