Arapiraca

Previdência Social prepara força-tarefa para avaliar pedidos de benefícios

Ademora nas avaliações vem gerando reclamações em todo o país

Por 7Segundos 08/01/2020 18h06
Previdência Social prepara força-tarefa para avaliar pedidos de benefícios
Agência do INSS - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Com fila de espera de 1,2 milhão de pedidos de benefícios, o governo federal prepara uma força-tarefa para agilizar os atendimentos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A intenção do governo é fazer funcionar o novo sistema do órgão, já com a incorporação das mudanças aprovadas na reforma da Previdência. Entre as alternativas avaliadas, está o remanejamento de servidores que cuidam de aposentadorias em outros ministérios para ajudar no trabalho.

Em último caso, o governo cogita a contratação de terceirizados para atuar no atendimento ao público nas agências do INSS. Com isso, funcionários do órgão ficariam liberados para trabalhar nas análises dos benefícios.

Técnicos avaliam que dois fatores complicaram a situação: a fila de pedidos de benefícios herdada de 2018 e a demora do Dataprev no desenvolvimento do novo sistema com as regras da reforma. Em 2018, o INSS começou o processo de digitalização. Houve maior facilidade para pedir os benefícios, mas o ritmo das análises não acompanhou a mesma velocidade.

Em Alagoas

Em Alagoas a situação não é diferente, inclusive com muitas reclamações relacionadas as aposentadorias rurais. Mas existem também existem muitas reclamações quanto as aposentadorias urbanas.