Arapiraca

SAMU Arapiraca registra 158 mil chamadas e mais de 60 mil eram trotes

Números correspondem de janeiro a novembro deste ano e 82% das pessoas atendidas em acidentes com moto apresentavam sinais de embriaguez

Por 7Segundos 31/12/2019 13h01
SAMU Arapiraca registra 158 mil chamadas e mais de 60 mil eram trotes
SAMU Arapiraca comanda 19 bases descentralizadas - Foto: Ewerton Silva/7segundos

O SAMU Arapiraca recebeu de janeiro até novembro deste ano 158.311 chamadas, sendo que delas 61.891 eram trotes, o que acaba atrapalhando o serviço. Com as campanhas de conscientização houve uma redução no número de ligações falsas, cujo índice chegava a 70%, porém, esse percentual ainda é elevado.

De acordo com os números informados ao portal 7segundos, um dado que chamou atenção na estatística de atendimentos, diz respeito aos casos envolvendo pessoas feridas em acidentes com moto e apresentando sintomas de embriaguez. O chamado hálito etílico foi constatado em 82% dos casos de acidentes com motos atendidos pelo SAMU. Sintomas de embriaguez em acidentes com carros e outros, o percentual ficou em 18%.

Outro número elevado é de queda da própria altura, envolvendo notadamente idosos e crianças, chegando a 57% dos atendimentos ocasionados por quedas. Nestas situações, geralmente, existem fraturas. Os atendimentos clínicos também cresceram, com destaque para casos de insuficiências respiratória e cardíaca, hipertensão e pessoas diabéticas.

Melhorias

Apesar das dificuldades, o ano de 2019 foi marcado por melhorias, incluindo equipamentos e treinamentos.