Brasil

Professor racista chama aluna de “feia” e a humilha em sala de aula

Mãe da adolescente de 15 anos diz que ofensas proferidas pelo professor já ocorreram outras vezes. Caso aconteceu em escola estadual de Santos (SP)

Por Forum 12/11/2019 07h07
Professor racista chama aluna de “feia” e a humilha em sala de aula
Mãe da adolescente de 15 anos diz que ofensas proferidas pelo professor já ocorreram outras vezes. Caso aconteceu em escola estadual de Santos (SP) - Foto: Reprodução

Um professor da Escola Estadual Professora Alzira Martins Lichti, localizada em Santos, no litoral paulista, proferiu diversos comentários racistas contra uma de suas alunas e a humilhou em sala de aula. A estudante de 15 anos, que preferiu não se identificar, afirma que foi vítima de comentários preconceituosos sobre a sua aparência, sendo chamada de “feia”, e que seu cabelo “não mexe”, que “ela é preta” e “a pele dela é feia porque ela é negra”.

“Eu só decidi expor a situação porque acho que ele está errado de fazer isso comigo. Fiquei mal demais”, disse a estudante do 9º ano, em entrevista ao G1 nesta terça-feira (12).

“Ela até gostava desse professor. Mas, ele começou a falar dela em outras salas. Ele é racista, não tem outra resposta. Porque a minha filha nunca desrespeitou ele. Ela nunca ofendeu ele. E ele passou do limite com ela”, diz a cozinheira Cristina Maria Dias, mãe da adolescente.

Segundo Cristina, não é a primeira vez que o docente faz comentários ofensivos em relação a sua filha. “Mas ninguém nunca tinha conseguido provar. Isso não pode acontecer. Primeiro porque ele é educador. Segundo que, é isso que ele está ensinando na escola? Os outros alunos a serem preconceituosos?”, questiona.

Em nota, a Diretoria Regional de Ensino de Santos afirma repudiar todo e qualquer ato de discriminação, dentro e fora do ambiente escolar. Assim que tomou conhecimento da denúncia, abriu uma apuração e o caso está sendo averiguado. Caso comprovadas as acusações, todas as medidas cabíveis serão tomadas. A administração regional prestará todo apoio aos pais e está à disposição para qualquer esclarecimento.