Política

Sergipana que homenageou Marielle é eleita deputada na Espanha

A brasileira Maria das Graças Carvalho Dantas ocupará uma das cadeiras no Parlamento pelo partido Esquerra Republicana de Catalunya

Por Revista Fórum 29/04/2019 08h08
Sergipana que homenageou Marielle é eleita deputada na Espanha
Sergipana que homenageou Marielle é eleita deputada na Espanha - Foto: Mariana Araújo

As eleições na Espanha, realizadas neste domingo (28), marcaram um fato histórico. Pela primeira vez, uma brasileira foi eleita deputada no Parlamento local. A sergipana, de Aracaju, Maria das Graças Carvalho Dantas, de 49 anos, ocupará uma das cadeiras que o partido Esquerra Republicana de Catalunya (ERC), que reúne independentistas, obteve nas eleições gerais.

Ela vive em Barcelona há 25 anos. Em entrevista ao UOL, ela revelou que sua principal plataforma será defender o direito de imigrantes e refugiados, além de uma ampla agenda de direitos humanos, combate à extrema direita e promoção da ecologia.

Para ratificar as causas que defende, Maria das Graças usou, neste domingo, uma camisa com o rosto da ex-vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada há pouco mais de um ano, no Rio de Janeiro.

“Meu primeiro recado a Bolsonaro é que Marielle vive. Além disso, vou dar visibilidade às suas atrocidades”, disse a brasileira, que promete ações em toda a Europa para “expôr o caráter racista e homofóbico” do governo brasileiro.

Ela não esquece as origens. “Sou nordestina cabra da peste, daquela que pega a peixeira e coloca no meio dos dentes, discípula de Maria Bonita”, garante.

Direito

Filha de um comerciante e de uma enfermeira, Maria se desfez de seu Fiat Uno e arrumou as malas para a Espanha, em 1994, para cursar uma especialização em Direito do Meio Ambiente.

“Quando cheguei à Espanha era ‘a’ imigrante sem papéis. Passei uns 15 ou 16 anos de vários perrengues por aqui. Trabalhei como empregada doméstica, babá, passeando com cachorro, ajudando idosos, garçonete, professora de português. Saía das aulas do doutorado e ia limpar latrina”, relembrou.