Mundo

May diz que renunciará quando Parlamento aprovar acordo do Brexit

O anúncio da premiê é a reviravolta mais recente na crise britânica de três anos do Brexit

Por Reuters 27/03/2019 20h08
May diz que renunciará quando Parlamento aprovar acordo do Brexit
Premiê britânica, Theresa May - Foto: Reuters/HANNAH MCKAY

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse nesta quarta-feira que renunciará se o acordo para a desfiliação da União Europeia proposto por seu governo for aprovado pelo Parlamento, uma aposta de última hora para persuadir rebeldes de seu Partido Conservador a apoiá-la.

May disse em uma reunião de parlamentares conservadores que abandonará o cargo se o plano finalmente for aceito por um Parlamento profundamente dividido, de maneira que haja uma transição suave para que um novo líder inicie a próxima etapa de negociação do relacionamento futuro com a UE.

"Ouvi muito claramente o humor do partido parlamentar", disse May. "Sei que existe o desejo de uma nova abordagem --e de uma nova liderança-- na segunda fase das negociações do Brexit, e não atrapalharei isso".

O anúncio da premiê é a reviravolta mais recente na crise britânica de três anos do Brexit, mas ainda não se sabe como, quando ou mesmo se o país romperá com o bloco.

Muitos dos rebeldes conservadores que querem um rompimento mais definitivo da UE do que o acordo de May proporcionaria deixaram claro que só cogitarão apoiar o acordo se ela oferecer um compromisso firme e uma data para sua renúncia.

Ela já havia prometido sair de cena antes da próxima eleição, prevista para 2022, mas ao aceitar fazê-lo mais cedo aumenta as chances de sua proposta ser aprovada antes do novo prazo de 12 de abril.

"Estou preparada para deixar este emprego antes do que pretendia, de forma a fazer o que é certo por nosso país e nosso partido", disse May na reunião da sigla, segundo trechos divulgados por seu gabinete.

"Peço a todos neste recinto que apóiem o acordo para que possamos completar nossa tarefa histórica -- respeitar a decisão do povo britânico e deixar a União Europeia com uma saída suave e ordeira".

Agora se espera que o governo devolva o acordo ao Parlamento para uma terceira votação na sexta-feira.

"Era inevitável, e sinto que ela tomou a decisão certa. Ela realmente sentiu o humor do partido, o que foi uma surpresa", disse a parlamentar conservadora Pauline Latham.

Com o pacote de May, o Reino Unido deixará o mercado comum e a união alfandegária da UE, além de seus organismos políticos.

Mas ele exige que algumas regras do bloco sejam mantidas, a menos que no futuro se encontrem maneiras de impedir a volta de uma fronteira entre a Irlanda do Norte, controlada por Londres, e a Irlanda, que é membro do bloco.

(Reportagem adicional de Andrew MacAskill, Paul Sandle, Kate Holton, William Schomberg, Elisabeth O'Leary e James Davey).