Geral

Governo federal acompanhou presença escolar de mais de 13 milhões de beneficiários do Bolsa Família

93,8% dos estudantes beneficiados tiveram a frequência escolar verificada

Por Portal Brasil 24/01/2019 15h03
Governo federal acompanhou presença escolar de mais de 13 milhões de beneficiários do Bolsa Família
Beneficiários do bolsa família são fiscalizados em Alagoas - Foto: Tânia Rego

Dos mais de 14 milhões de beneficiários do Bolsa Família, 13,1 milhões (ou 93,8% dos alunos) tiveram sua frequência escolar acompanhada pelo governo federal. Trata-se do melhor resultado desde 2006, início da série histórica. Ao todo, cerca de 140 mil escolas espalhadas por todo o País contam com, pelo menos, um estudante beneficiado pelo programa.

Em relação aos meses de outubro e novembro do ano passado, os dados revelam também que 94,95% dos estudantes acompanhados têm cumprido o percentual de presença exigido. A frequência mínima mensal para participar do programa é de 85%, no caso de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e de 75%, para jovens de 16 e 17 anos.

Entre as regiões, o melhor índice de frequência foi registrado no Norte, onde 97,52% dos estudantes atingiram a presença mínima. Entre os estados, o destaque ficou com o Piauí, com 98,97% dos alunos cumprindo a condicionalidade. Já entre as capitais, o melhor desempenho do País foi alcançado pelos beneficiários de Macapá (AP): 99,62%.

Além da frequência escolar, outra condição para receber o benefício é o acompanhamento de saúde, que deve estar em dia. Para crianças de até 7 anos, é preciso tomar todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde. Já as gestantes devem fazer o pré-natal.