Tecnologia

WhatsApp testa bloqueio do aplicativo por biometria no Android

O recurso já vinha sendo implementado no iOS e agora também vai funcionar no Android

Por Olhar Digital 08/01/2019 21h09
WhatsApp testa bloqueio do aplicativo por biometria no Android
Símbolo do whatsapp - Foto: Ilustração

O WhatsApp vai ganhar mais uma opção de segurança no Android. A versão beta mais recente do mensageiro no sistema do Google agora tem suporte a recursos biométricos como leitor de digitais ou reconhecimento facial.

Com o recurso, será possível proteger suas conversas não apenas por senha - como já dá para fazer - mas também com suas impressões digitais ou até seu rosto, de acordo com o site WABetaInfo, conhecido por informações quentes sobre o futuro do aplicativo.

Mas vale destacar que a medida vale para o app completo, e não para conversas específicas. Quando ativado, o recurso passa a exigir que o usuário entre com o dedo ou o rosto toda vez que decidir abrir o WhatsApp. Ou seja, até para conferir a lista de contatos no app será necessário usar o reconhecimento biométrico.

A medida de segurança é muito bem-vinda e deve ajudar ainda mais a manter bisbilhoteiros longe das suas conversas no WhatsApp. Caso alguém tenha acesso ao seu celular desbloqueado, não vai conseguir abrir o aplicativo por causa da nova camada de proteção.

O recurso começou a aparecer na versão 2.19.3 do WhatsApp beta no Android, mas ainda não está ativo e não pode ser usado por ninguém. A expectativa é que ele seja liberado para testes em uma atualização futura e chegue dentro de algum tempo para todos os usuários.