Política

“Não tive acesso ao documento que pede a anulação da minha eleição”, afirma Léo Saturnino

Câmara recebeu pedido de anulação da eleição da Mesa Diretora, mas não divulgou o conteúdo

Por 7Segundos 27/12/2018 10h10
“Não tive acesso ao documento que pede a anulação da minha eleição”, afirma Léo Saturnino
Veradores durante eleição para presidente da Câmara, em maio de 2017 - Foto: Josival Meneses/7Segundos

Em entrevista a uma rádio local nesta quinta-feira (27), o vereador Léo Saturnino afirmou que não teve acesso ao documento que foi protocolado por um grupo de vereadores solicitando a anulação da eleição da mesa diretora para o biênio 2019-2020.  A eleição foi realizada em maio de 2017 e Léo Saturnino foi eleito com os votos de todos os 17 vereadores.

De acordo com o edil, os 7 vereadores que estão reivindicando a anulação da eleição, pediram à presidente da Casa que o conteúdo do documento não fosse divulgado. “Eu não sei o conteúdo, o teor e a alegação desse pedido de anulação”, afirmou Leo Saturnino.

Ele disse ainda que já enviou um ofício à presidente da Casa, vereadora Graça Lisboa, uma cópia deste documento e aguarda que seu pedido seja atendido.  

O 7Segundos tentou contato com a vereadora Graça Lisboa, sem sucesso.  A assessoria de comunicação da Câmara também foi acionada e ficou de enviar uma nota.

Léo Saturnino disse ainda que a eleição foi realizada respeitando todos os trâmites da Câmara de Vereadores de Arapiraca, passando por todas as comissões, inclusive com o parecer aprovado pela consultoria jurídica. “Eu tenho certeza que eu fiz o certo e fui eleito por unanimidade pelos meus pares”, concluiu o presidente eleito.

Entenda a eleição
De acordo com o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Arapiraca, a eleição para a mesa diretora do biênio 2019-2020 só deveria acontecer em dezembro do último ano do mandado da gestão atual. Portanto, deveria ter sido realizada em dezembro de 2017.

No início da gestão do prefeito Rogério Teófilo, em 2017, os vereadores eleitos para o novo mandato fizeram uma alteração no Regimento Interno da Câmara para que as eleições fossem antecipadas.

A justificativa para essa antecipação foi de que a eleição no início do mandato não sofreria nenhuma interferência politica e daria mais independência aos vereadores.   

No dia 4 de maio de 2017, foi eleita, por unanimidade, a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Arapiraca, tendo os vereadores Leo Saturnino e Moseis Machado, sido eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente.