Mundo

Empresário Alagoano relata momentos de tensão durante tiroteio na França

Ataque deixou duas pessoas mortas e onze feridos em mercado da cidade de Estrasburgo

Por 7Segundos com AFP 11/12/2018 19h07
Empresário Alagoano relata momentos de tensão durante tiroteio na França
Tiroteio deixa dois mortos e onze feridos em mercado de Estrasburgo - Foto: Reprodução/Ansa

O empresário Alagoano, natural de Arapiraca, Avenilo Granda, relatou ao 7Segundos, os momentos de tensão vividos por ele na cidade francesa de Estrasburgo, na noite desta terça-feira (11), onde duas pessoas morreram e onze ficaram feridas em um tiroteio nos arredores do mercado de Natal no centro histórico da cidade francesa.

Avenilo Granda, que passa férias na cidade francesa, informou ao 7Segundos, que precisou sair às pressas do ‘Natal Luz’, após policiais franceses iniciarem os procedimentos de evacuação do local.

De acordo com Avenilo, houve muita correria e muita gritaria, enquanto policiais orientavam os presentes a deixarem o centro histórico, e que teria entrado em um táxi para voltar ao hotel.

O autor foi ferido por uma patrulha de soldados da operação 'Sentinelle' antes de fugir da região do mercado, revelou um oficial.

Após o ataque, um segundo tiroteio foi registrado no bairro onde estaria o autor dos disparos.

A seção antiterrorista da Promotoria de Paris anunciou que ficará a cargo da investigação, após a polícia informar que não descarta uma ação do terror.

O tradicional mercado de Natal de Estrasburgo, alvo de ameaças de atentado no passado, está sempre sob fortes medidas de segurança.

"Tiroteio no centro de Estrasburgo. Pedimos que permaneçam em suas casas, à espera de que a situação se esclareça", tuitou Alain Fontanel, vice-prefeito da cidade.

"O autor dos disparos foi identificado e é ativamente procurado", acrescentou a Prefeitura em um comunicado, pedindo às "pessoas que moram nos bairros de Neudorf e Parque de l'Etoile que permaneçam em casa".

O presidente Emmanuel Macron enviou o ministro do Interior, Christophe Castaner, a Estrasburgo, revelou o Palácio do Eliseu.

Castaner informou no Twitter que monitora "a situação a partir do centro de vigilância do ministério do Interior" com o secretário de Estado Laurent Nuñez. "Nossos serviços de segurança e de emergência estão mobilizados. Não espalhem boatos e sigam os conselhos das autoridades".

"Um ato grave da segurança pública em curso em Estrasburgo. Pedimos aos habitantes que permaneçam em suas casas", destacou mais cedo o ministério do Interior no Twitter.

O centro histórico de Estrasburgo foi totalmente cercado pelas forças de segurança, que pediam aos pedestres para evitar a região, constatou a AFP.

Militares armados, policiais e veículos de emergência ocuparam a região do mercado.