Saúde

Alagoas recebe novos profissionais do Programa Mais Médicos

Por Assessoria 11/12/2018 12h12
Alagoas recebe novos profissionais do Programa Mais Médicos
Alagoas recebe novos profissionais do Programa Mais Médicos - Foto: Assessoria

Das 132 vagas ofertadas pelo Programa Mais Médicos para substituir os cubanos, 128 já receberam inscrições e, deste total, 48 se apresentaram na manhã desta segunda-feira (10). O evento de boas vindas ocorreu no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no bairro Pinheiro, em Maceió.

Na recepção aos médicos, foi explicado como funciona o fluxo de atendimento da rede, característica epidemiológica e foram esclarecidas dúvidas dos profissionais na escolha das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Após selecionarem as unidades, os médicos validam a escolha, com a entrega da documentação e, depois, homologam quando iniciam os trabalhos nas UBS.

Desde sua criação, em 2013, os médicos cadastrados no Programa Mais Médicos têm uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo 32 horas exercidas na assistência à saúde da população e oito horas de capacitação no Ensino à Distância (EaD) na área da saúde, oferecido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Vagas Disponíveis 

 Segundo Ivana Pita, os profissionais que ainda não se apresentaram, podem comparecer à secretaria de saúde do município escolhido até o dia 14 deste mês. Caso haja desistências no meio do processo, será necessário aguardar abertura do novo edital pelo Ministério da Saúde (MS) para preenchimento das vagas.

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (10), o edital para selecionar profissionais brasileiros e estrangeiros para as vagas remanescentes do Mais Médicos. De acordo com o texto, podem se inscrever aqueles que têm inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil e os que receberam diploma de instituição de ensino superior estrangeira, mesmo sem a revalidação.

A pasta informa que para efetuar a inscrição, serão exigidos 17 documentos, entre eles o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação. De acordo com o último balanço da pasta, das 8.517 vagas disponíveis, 8.410 haviam sido preenchidas e 4.322 profissionais já haviam se apresentado aos municípios. O primeiro edital, cujas inscrições terminaram na sexta-feira (30), selecionava apenas médicos com registro brasileiro.