Alagoas

Prefeitura de Penedo promove campanha de coleta de pneus

Objetivo é eliminar criadouros do Aedes aegypti

Por Assessoria 04/12/2018 14h02
Prefeitura de Penedo promove campanha de coleta de pneus
Pneus podem acumular água e estimular doenças - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Penedo, por meio das Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Serviços Públicos, irá promover, até 07 de dezembro, a Campanha de Coleta de Pneus. A mobilização tem por objetivo eliminar criadouros do Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e Chikungunya.

De acordo com os organizadores, o objetivo da divulgação é enfatizar, junto a sociedade local, que pneus usados amontoados em casa ou descartados incorretamente são fontes de proliferação de mosquitos, entre outras doenças . A campanha municipal segue  a proposta formulada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).

Especialistas alertam que o descarte de pneus no meio ambiente podem causar diversos problemas ambientais e de saúde pública, principalmente  por conta de seu elevado tempo de deterioração, causando poluição do solo e contaminação de áreas. Isso porque quando estão expostos à luz solar e às chuvas, os pneus começam a se desfazer tanto em líquidos como em gases, contaminando ecossistemas inteiros e a atmosfera. Outro risco a saúde da população  são as infecções que podem ser originadas pela eliminação de resíduos químicos, que fazem parte da consistência dos pneu,  por isso é necessário o descarte correto dos mesmos.

A Prefeitura de Penedo informa também que as pessoas que tiverem interesse em solicitar o recolhimento desse material deverão entrar em contato com a Secretaria de Serviços Públicos através do telefone: 3551-2851 ou ir até a Secretaria de Meio Ambiente (no prédio da Emater,) que o caminhão irá fazer o recolhimento.