Geral

Toyota revela o novo Corolla Sedã

Primeiras imagens do modelo são divulgadas na China e expectativa é de que a estreia no Brasil ocorra entre o fim de 2019 e o início de 2020

Por Autoesporte 16/11/2018 08h08
 Toyota revela o novo Corolla Sedã
Toyota revela o novo Corolla Sedã - Foto: Divulgação

A Toyota enfim revelou ao mundo a 12ª geração do Corolla na madrugada desta sexta-feira (16), em evento realizado na China. Tal como esperado, a carroceria de três volumes exibe a mesma dianteira do hatchback, apresentado em março. Já a traseira ficou muito próxima das  projeções pubicadas por Autoesporte em maio, com lanternas horizontais levemente inclinadas e unidas por uma barra que atravessa a tampa.

A dianteira manteve a agressividade vista no hatch. As grandes diferenças de estilo surgem da porta traseira em diante. Um terceiro vidro deixa a queda do teto contínua, mas não chega a ser acentuada como no rival Honda Civic. O terceiro volume é curto e as lanterna são ligadas por um elemento visual, tal como previsto nas projeções do designer João Kleber Amaral.

O lançamento oficial na China foi na madrugada desta sexta-feira (16), mas no Brasil o sedã ainda demora a chegar. O anúncio da fabricação nacional está sendo feito aos poucos. A Toyota já confirmou a produção local do novo motor 2.0 aspirado e do câmbio CVT. No fim de julho, a marca registrou os desenhos industrais do painel do novo Corolla.

Na China, o sedã usará um motor 1.2 turbo, o 1.8 convencional e 2.0 aspirado, todos associados a um sistema híbrido. Ainda não está confirmado se o Corolla ganhará no Brasil uma versão híbrida flex logo no lançamento. O fato é que, para os chineses, a 12ª geração estreia já com configuração híbrida, que tem padrão de luzes diferente do convencional.

Engenheiros da Toyota brasileira desconversam sobre a versão "verde", mas o fato é que o Corola híbrido deve ser lançado até 2021 com base nos testes feitos com o Pris Flex. A nova geração nasce da mesma plataforma TNGA já utilizada no Prius, o que facilitará a adaptação do motor 1.8. O novo Corolla deve ser o primeiro carro nacional com mecânica híbrida.