Geral

TCE avança na implantação de Programa de Eficiência Energética junto com a Eletrobras

Por Assessoria 15/11/2018 07h07
TCE avança na implantação de Programa de Eficiência Energética junto com a Eletrobras
Acordo de Intenções assinado com a Eletrobras - Foto: Assessoria

Buscando alternativas para reduzir custos e otimizar o uso de energia elétrica a partir de práticas de sustentabilidades recomendadas, o Tribunal de Contas de Alagoas já está bem avançado nas providências devidas para implantação do Programa de Eficiência Energética, fruto de Acordo de Intenções assinado no primeiro semestre, com a Eletrobras.

Após elaboração do Termo de Referência, pela Gerência de Eficiência Energética da companhia distribuidora, a empresa Companhia de Engenharia Consultiva e Projeto Multiempreendimentos, vencedora do Lote 2 do processo licitatório já assinou contrato com a Eletrobras e começou a trabalhar esta semana nos levantamentos que vão constituir o diagnóstico para implantação do programa no TCE.

A execução do contrato será realizada em três etapas. Na primeira etapa será realizado o levantamento de carga e avaliação da parte elétrica e solar. Na 2ª fase será executada uma vistoria dos equipamentos que estão ineficientes e os que podem ser substituídos, como lâmpadas e aparelhos de ar condicionados. A 3ª etapa consiste no relatório passado para Eletrobras, do que poderá ser feito para aplicação do Programa de Eficiência Energética.

Segundo o diretor de Engenharia do Tribunal de Contas, Daniel Araújo, o Programa de Eficiência Energética é baseado em critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e vai otimizar o consumo e os gastos com energia elétrica a partir da adoção de práticas de sustentabilidade.