Educação

Ifal Arapiraca vai ofertar dois cursos de graduação presenciais a partir de 2019

Projetos pedagógicos foram aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Ifal

Por 7Segundos com Assessoria 14/11/2018 18h06
Ifal Arapiraca vai ofertar dois cursos de graduação presenciais a partir de 2019
Ifal Arapiraca vai ofertar dois cursos de graduação presenciais a partir de 2019 - Foto: Ifal Arapiraca

O Ifal Arapiraca anunciou nesta quarta-feira (14) dois novos cursos de graduação presenciais que já foram cadastrados e serão ofertados através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).Os novos cursos ofertados serão de bacharelado em Sistemas de Informação noturno e de licenciatura em Letras-Português vespertino.

Os projetos pedagógicos dos cursos foram aprovados e autorizados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do Ifal, na reunião ocorrida nessa terça-feira, 13. Antes, foi feito um estudo de viabilidade para avaliar a implantação dos cursos, que são os primeiros de graduação da forma presencial no campus Arapiraca.

A partir de 2019, serão ofertadas 40 vagas para cada curso. O de Sistemas de Informação é o único na região. “Em Arapiraca, não tem outro curso de Sistemas de Informação, o mais próximo da área é Ciências da Computação, mas é diurno, ofertado pela Ufal. E Sistemas de Informação nós só temos em Penedo”, contou Cledja Rolim, coordenadora do curso técnico de Informática, que esteve acompanhando a reunião em Maceió.

Sobre a importância do curso, ela acrescenta: “o aluno tem uma visão da Informática e também algumas disciplinas relacionadas à Administração. Então, ele pode trabalhar em organizações privadas ou públicas, pode abrir o próprio negócio. Tem um mercado grande para atuar”.

A expectativa é que a graduação de Letras-Português também seja bastante procurada. “O curso é ofertado na Ufal, na Uneal e em faculdades particulares de Arapiraca. Mas só na Ufal e na Uneal, mais de 1200 pessoas se inscreveram e não conseguiram garantir a vaga. E, aqui, o curso terá uma identidade específica para as necessidades da região. Ele tem várias disciplinas optativas que são voltadas à linguística, são disciplinas que fazem o curso ser inovador porque ele tem uma abordagem bem pautada na linguística”, explicou Adriana Nunes, que vai coordenar a graduação. Ela ainda acrescentou o diferencial das literaturas. “A gente ofertará a literatura portuguesa, a brasileira, mas também as literaturas africanas de língua portuguesa e a literatura juvenil”.

E sobre a atuação dos novos licenciados, de acordo com o professor Wellington Barbosa, que acompanhou a reunião em Maceió, os futuros professores vão ter um bom mercado na região. “Somente em Arapiraca temos 55 escolas públicas de nível médio e fundamental com necessidade de professores formados na área. Fora escolas privadas e sem considerar os 20 municípios da região que o Ifal Arapiraca atende”.

Participaram da reunião os professores do campus Arapiraca Fernando Tenório, Cledja Rolim, Wellington Barbosa e Adriana Nunes, que vai coordenar o curso de Letras-Português. Já o coordenador do curso de Sistemas de Informação será o professor Társis Marinho. Na foto, o registro feito após a reunião, com as integrantes do Cepe, Margareth Nunes e Cledilma Ferreira.