Política

Sessão da Câmara é marcada por cobranças para Saúde e Educação

Por 7Segundos com Assessoria 14/11/2018 07h07
Sessão da Câmara é marcada por cobranças para Saúde e Educação
Sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arapiraca - Foto: Assessoria

Durante a noite desta terça-feira (13), os vereadores de Arapiraca se reuniram para mais uma sessão ordinária. O encontro trouxe pautas tradicionais sobre os problemas da cidade, como saúde e educação

Foi aprovado requerimento da vereadora Aurélia Fernandes, solicitando à Secretaria Estadual de Saúde informações sobre a obra de reforma e ampliação do Hemocentro Regional de Arapiraca, que se encontra parada há mais de dois anos. Segundo a vereadora, o Hemocentro necessita urgentemente desta reforma porque não atende apenas os pacientes de Arapiraca, mas de toda a região do Agreste.

Os vereadores Fábio Henrique e Léo Saturnino solicitaram à administração municipal a construção de uma escola no Sítio Poção. De acordo com os vereadores, os estudantes são obrigados a percorrerem quase dez quilômetros para estudarem em Coité do Nóia.

Também foi aprovado Voto de Pesar, de autoria do vereador Pablo Fênix, pela morte da senhora Maria Júlia Moura Monteiro, ocorrido na semana passada, vítima de um infarto, quando conversava com familiares e amigos em sua casa.

O vereador Fábio Henrique agradeceu à direção do Arapiraca Garden Shopping, pela parceria com ele e com o vereador Léo Saturnino, por disponibilizar um espaço no cinema para a realização de um cursinho pré-vestibular gratuito para mais de 400 alunos.

A última a usar a tribuna foi a Professora Graça, ao falar que participou na semana passada, na Escola Antônia Izaura de Lisboa (EPIAL), da Amostra Cientifica e Inovação Tecnológica.

Lá, os alunos apresentaram um projeto que já recebeu prêmios no estado, por desenvolverem um chip a ser colocado no capacete ou no colete dos motociclistas, que em caso de acidentes, aciona automaticamente o Samu ou o Hospital de Emergência do Agreste, informando o caso, sem a necessidade de ter que ligar comunicando o acidente. Professora Graça também informou que os alunos estão à procura de patrocinadores para que possam patentear o projeto.

Outro estudo apresentado pelos alunos detecta os problemas de cacimbas em Arapiraca, que por ventura estejam prejudicando o lençol freático da cidade.