Tecnologia

Abertas as inscrições para a V Semana Tecnológica e Cultural

Por Assessoria 12/11/2018 16h04
Abertas as inscrições para a V Semana Tecnológica e Cultural
Ifal Piranhas - Foto: Divulgação

O Ifal Piranhas realizará, entre os dias 4 e 7 de dezembro, mais uma edição do maior evento sediado pelo campus: a V Semana Tecnológica e Cultural (V Semtecc). O evento é uma grande mostra do que se produz no Instituto, em ensino, pesquisa e extensão por alunos e servidores. Este a ano, a Semtecc traz como tema "O SERtanejo: desafios tecnológicos e a identidade de um povo", colocando o sertanejo, seus desafios e identidade em pauta. A Semtecc é aberta à comunidade externa e espera-se a participação de 700 pessoas nos vários espaços e atividades do evento. Na programação, estão palestras, minicursos, oficinas, salas temáticas, a Mostra de Pesquisa e Extensão e Projetos de Ensino e o Festival de Cultura e Arte. As inscrições estão abertas e são feitas online.

Segundo o professor Aristófanes Matias, membro da comissão organizadora do evento, salas temáticas são ambientes ornamentados, onde uma temática específica de qualquer área é trabalhada, proporcionando a aquisição do conhecimento através de uma abordagem dinâmica e, preferencialmente, que interaja com o público. Este ano a Semtecc terá sete salas temáticas, são elas: O uso da tecnologia para o avanço da topografia e do geoprocessamento; Vivenciando as necessidades educacionais específicas; Histórias da ciência; Jogos matemáticos: práticas, táticas e estratégias; Lixo e meio ambiente; Energia limpa: conceito, fontes e sua importância; #DitaduraNuncaMais.

O evento contará com mais de dez minicursos com carga horária de 4h cada, sobre os mais variados temas. Segundo a professora Jailma Letícia, membro da comissão responsável pelos minicursos, os minicursos estão bem diversificados, abrangendo desde a área básica, como o minicurso sobre pontuação de textos oferecido pela professora de português Ritacy, até a área técnica, como o minicurso sobre o processamento de licor oferecido pela professora Maria Sueli da área de Agroindústria. “Esperamos a presença de toda comunidade acadêmica para prestigiar o evento e participarem dos minicursos. A SEMTECC é um meio de integrar a comunidade acadêmica, impulsionando os alunos a participarem, cada vez mais, de eventos acadêmicos oferecidos pela instituição”, afirma Jailma.

A programação de palestras, oficinas e exposição de trabalhos passa, entre outras, pelas áreas agroecológicas e alimentícia, trazendo uma riqueza de assuntos e discussões interessantes para o evento. Para encerrar a programação da Semtecc, na sexta-feira (7), uma série de talentos artísticos do Ifal Piranhas e de outras escolas da região serão expostos no primeiro Festival de Cultura e Arte do campus. É possível inscrever apresentações individuais ou em grupo nas categorias: música vocal, música instrumental, dança, teatro e poesia.