Educação

Inep rebate Bolsonaro: 'Não é o Governo que manda no Enem'

Futuro presidente da República criticou o Enem e disse que em 2019 vai fiscalizar a prova

Por 7Segundos com Notícias ao minuto 10/11/2018 14h02
Inep rebate Bolsonaro: 'Não é o Governo que manda no Enem'
INEP rebate Bolsonaro - Foto: Divulgação

 

 A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, aplicada no último domingo (4), rendeu uma série de críticas contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizador do exame. O presidente eleito Jair Bolsonaro também se posicionou nas redes sociais, dizendo que vai fiscalizar a prova de 2019 antes da sua aplicação. Em resposta, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, lamentou "leituras equivocadas" e rebateu: "Não é o Governo que manda no Enem".

A questão nove da prova branca foi a que mais gerou polêmicas. Na pergunta, foi citado um texto jornalístico que abordava um dialeto da comunidade LGBT e pedia ao participantes a compreensão sobre o conceito dessa linguagem.

Apesar de a linguagem LGBT ser apenas um exemplo de uma questão técnica, a prova fooi acusada de "doutrinação esquerdista" e de demonstrar como as escolas reprodução a chamada "ideologia de gênero".

Bolsonaro está entre os críticos da questão. Para o futuro presidente, "tem que cobrar ali o que realmente tem a ver com a história e cultura do Brasil, não com uma questão específica LGBT. Parece que há uma supervalorização de quem nasceu assim", disse em entrevista à 'TV Bandeirantes', na segunda-feira (5).

No Twitter, na terça-feira (6), o político opinou que o modelo atual do Enem "não funciona". Nessa sexta-feira (9), em um vídeo publicado no Facebook, Bolsonaro voltou a atacar: “Pelo amor de Deus, esse tema, a linguagem particular daquelas pessoas, o que a gente tem a ver com isso?”. “Pode ter certeza que não vai ter uma questão daquela no ano que vem. Nós vamos tomar conhecimento da prova antes”, completou.

Afinal, qual a interferência do governo no Enem?

Nenhuma, garantiu a presidente do Inep em entrevista ao 'El País'. "Não é o Governo que manda na prova", completou.

"O Inep tem uma diretoria específica de técnicos consagrados que com a ajuda de uma série de educadores e professores universitários de todas as regiões do país elaboram a prova”, disse ela. Fini, que chegou a ser cotada para ser ministra da educação no Governo de Bolsonaro, explica que o Inep é uma autarquia governamental e por isso "alinhadíssimo com o Ministério da Educação", porém a prova é de responsabilidade total do instituto.