Brasil

Servidores fazem ato contra extinção do Ministério do Trabalho

Em protesto, o grupo deu um abraço simbólico à sede do órgão

Por O Globo 08/11/2018 16h04
Servidores fazem ato contra extinção do Ministério do Trabalho
Servidores fazem ato contra extinção do Ministério do Trabalho - Foto: Assessoria

Servidores do Ministério do Trabalho fizeram ato na tarde desta quinta-feira (08) contra extinção da pasta, confirmada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro. Em uma manifestação pacífica, eles deram um abraço coletivo à sede do ministério. O grupo cantou o Hino Nacional e gritou palavras de ordem como 'fica, ministério'.

A manifestação foi organizada pelos próprios servidores do órgão. Eles chegaram a interditar o trânsito na Esplanada dos Ministérios por cerca de 10 minutos. O Detran chegou a ser acionado e a via foi liberada sem resistência dos manifestantes.

O ministério poderá ser desmebrado em três partes. A parte da fiscalização, que envolve direitos trabalhistas e combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo, deve migrar para o ministério da área social do novo governo — que ainda está sendo formatado.

A nova pasta deverá abarcar o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Direitos Humanos, Assistência Social e Família.

A equipe de Bolsonaro já sinalizou que esse novo ministério deve ser comandado pelo senador Magno Malta (PR-ES), que não foi reeleito.