Curiosidades

Feriado: conheça a história da Emancipação Política de Arapiraca

Por 7Segundos 30/10/2018 07h07
Feriado: conheça a história da Emancipação Política de Arapiraca
Bosque das Arapiracas - Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

Nesta terça-feira, 30 de outubro, a cidade de Arapiraca celebra um de seus feriados mais tradicionais: a Emancipação Política da cidade, que completa 94 anos em 2018. A Prefeitura da cidade divulgou a programação do feriado municipal, que é protagonizado pelo desfile cívico (confira aqui). O que talvez nem todo arapiraquense saiba é da história que existe por trás deste dia.

O território de Arapiraca era pertencente ao da cidade de Limoeiro de Anadia. Esperidião Rodrigues da Silva era sobrinho de Manoel André, fundador do até então vilarejo Arapiraca, e deu prosseguimento aos trabalhos do tio após sua morte, em 1890. Esperidião se tornou um líder político da região, e representava o desejo dos habitantes de ver Arapiraca como município independente.

Esperidião Rodrigues passou anos dedicado a juntar documentos para provar que Arapiraca podia ser independente de Limoeiro. Em 1924, cansado de esperar a tramitação do processo de emancipação, o representante foi a Maceió decidido a somente voltar após aprovação. Foram cerca de 40 dias “na cola” do deputado estadual Odilon Auto, até que a emancipação fosse aprovada, em 30 de maio do mesmo ano.

Então, por que comemoramos no dia 30 de outubro? As informações divergem. A hipótese mais provável foi a demora na sanção da lei que nomeava uma Junta Governista do município. Uma grande festa foi feita no dia 30 de outubro 1924, data esta usada até os dias de hoje para celebrar a data.