Educação

Ifal Arapiraca tem 18 projetos aprovados para Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação

Por Assessoria 17/10/2018 08h08
Ifal Arapiraca tem 18 projetos aprovados para Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação
Natanielly de Oliveira, aluna do Ifal Arapiraca - Foto: Assessoria

O XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, Connepi, vai ter 18 trabalhos de integrantes do Ifal Arapiraca na programação. Ao todo, serão 125 projetos do Instituto Federal de Alagoas.

O Connepi está marcado para ocorrer nos dias 27 a 30 de novembro, em Recife. O evento tem o objetivo de impulsionar e difundir a produção na área de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. Nesta edição, o Connepi terá como tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, buscando fortalecer os debates sobre o papel dos Institutos Federais no desenvolvimento social e econômico do país e o caráter estratégico da ampliação dos investimentos na ciência e desenvolvimento tecnológico.

“A relação de projetos do Ifal Arapiraca aprovados no Connepi representa o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos por servidores e discentes, pois, além de ser um dos eventos científicos de maior peso dentre as regiões Norte e Nordeste, o crivo técnico de avaliação é alto”, explicou Augusto de Oliveira, coordenador de Pesquisa do campus.

De acordo com o professor, nos últimos dois anos o número de projetos submetidos e aprovados aumentou consideravelmente, “fortalecendo assim o chamado ‘tripé’ da educação que os Institutos Federais seguem, o qual consiste na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, completa. O que só traz benefícios aos estudantes. “O crescimento que os alunos adquirem quando executam um projeto de pesquisa é notável, dentre as características adquiridas destacamos que o aluno lê e escreve melhor, desenvolve senso crítico e poder de arguição, visto que além das avaliações que o projeto exige, o próprio desenvolvimento com o orientador força o aluno a responder questionamentos sobre o trabalho e isso aumenta progressivamente o poder de argumentação”, enumera Augusto.

Para conferir a lista de projetos aprovados, clique aqui.