Arapiraca

Prefeitura, Eleva, Defensoria e MP negociam retomada de coleta de lixo

Serviço pode ser normalizado ainda nesta quinta (11)

Por 7Segundos 11/10/2018 11h11
Prefeitura, Eleva, Defensoria e MP negociam retomada de coleta de lixo
Lixo tem sido acumulado nas ruas desde a última terça (9) - Foto: Josival Meneses/7Segundos

O impasse relacionado à coleta de lixo em Arapiraca está próximo de um novo acordo. Conforme tem sido noticiado pelo 7Segundos, os funcionários da empresa Eleva Ambiental, responsável pela limpeza urbana, paralisaram as atividades na tarde desta terça-feira (9).

As ruas estão tomadas pelo lixo acumulado e, diante da calamidade, o Ministério Público de Alagoas e a Defensoria Pública do estado resolveram colaborar com as negociações. A empresa terceirizada alega que há um débito de cerca de três meses por parte da Prefeitura de Arapiraca, e que por isso, não é mais possível pagar os servidores.

MP e Defensoria recomendaram ao prefeito Rogério Teófilo a assinatura de um Termo de Confissão de Débito, para que deste modo a negociação com a Eleva pudesse progredir. O gestor já acatou a recomendação e enviou o documento. De acordo com a 4ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, a Prefeitura também se comprometeu a pagar um valor parcial da dívida nesta quinta (11).

A direção da Eleva se comprometeu a negociar com o sindicato responsável (Sinttrocam) para que o serviço também seja retomado ainda nesta quinta-feira. A Prefeitura de Arapiraca enviou nota confirmando a negociação e normalização do serviço. Vale ressaltar que, em setembro, quando uma paralisação semelhante ocorreu, a gestão municipal negou veementemente que houvesse qualquer débito com a Eleva.