Saúde

Prefeitura nega que remédios descartados sejam da UBS do Brisa do Lago

Por Assessoria e 7Segundos 06/10/2018 11h11
Prefeitura nega que remédios descartados sejam da UBS do Brisa do Lago
Prefeitura de Arapiraca - Foto: Reprodução

Na manhã deste sábado (6), a prefeitura de Arapiraca emitiu nota sobre a denúncia de um lote de remédios com validade vencida, descartados de maneira inapropriada no conjunto residencial Brisa do Lago, divulgada pelo 7Segundos.

A Prefeitura explicou que as bolsas com medicamentos encontrados não pertencem a Unidade Básica de Saúde (UBS) daquela localidade, que possui material específico e bombonas – local para o descarte de material biológico. Diferente do que sugeriram os moradores, a prefeitura acrescentou que o recolhimento de lixo hospitalar não foi paralisado em momento algum. A paralisação temporária foi apenas para o lixo comum domiciliar.

O fato é que as bolsas plásticas lotadas de remédios fora da validade foram encontradas por moradores, e que estavam próximas a UBS do local. Isso, claro, poderia ter causado sérios problemas às crianças que costumam brincar no perímetro, caso alguma delas tivesse ingerido os fármacos desavisadamente.

Sobre a informação dos moradores – que alegam faltar medicamentos naquela unidade de saúde – a prefeitura não se manifestou.

Confira a nota da prefeitura na íntegra:

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que as bolsas com medicamentos encontrados no Conjunto Habitacional Brisa do Lago, não pertencem a Unidade Básica de Saúde local. Sobre o tema, é válido esclarecer que:

1. Toda Unidade Básica de Saúde possui bombonas para o descarte correto de material biológico, do qual fazem partes medicamentos vencidos, frascos e quaisquer outros itens desta natureza;

2. Toda Unidade Básica de Saúde possui sacolas específicas para o descarte tipo de material, e são bem diferentes das divulgadas nas imagens;

3. O serviço de recolhimento de lixo hospitalar não foi paralisado em momento nenhum. A paralisação teporária foi apenas para o lixo comum domiciliar.