Meio ambiente

Dia Mundial Sem Carro acontece nesta sábado (22) em todo o país

Por Assessoria e 7Segundos 21/09/2018 18h06
Dia Mundial Sem Carro acontece nesta sábado (22) em todo o país
22 de setembro - Foto: Ilustração

Brasileiros, de todo os cantos do país, irão optar por deixar os carros na garagem neste sábado. Eles vão usar outros meios de transporte para aderir ao Dia Mundial sem Carro, comemorado todos os anos no dia 22 de setembro.

A iniciativa começou na França, no final dos anos noventa. Em nosso país, o início foi tímido no ano 2000. Agora, motoristas de várias cidades do planeta aderem a ideia de deixar o carro em casa, por um dia, e usar outros meios de transporte.

E as atividades para estimular o uso de outros meios de transporte que não sejam o carro já começaram. Em Brasília, um dos principais estacionamentos da cidade, no Setor Comercial Sul, na área central, foi fechado. No local, vão ocorrer até as dezoito horas de sábado uma série de ações educativas, interativas e de lazer.

Em Arapiraca, palestras e blitz educativas marcaram as ações desta sexta-feira (21) da Semana Nacional do Trânsito, pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Mas não há programação específica para o sábado.

Em São Paulo, as ruas do centro histórico estarão fechadas até o fim do dia. Apenas linhas de onibus e taxis podem circular nos corredores exclusivos.

Também no sábado, em Recife, capital de Pernambuco, haverá uma série de ações pela manhã no Parque Santana. Os participantes serão estimulados a caminhar, usar barcos e bicicletas para chegar a diferentes pontos de Recife. No Marco Zero, serão promovidos debates sobre mobilidade urbano e apresentações culturais.