Baixo São Francisco

Penedo inaugura mais um patrimônio histórico revitalizado

Por Assessoria e 7Segundos 12/09/2018 21h09
Penedo inaugura mais um patrimônio histórico revitalizado
Chalé dos Loureiros - Foto: Reprodução

O Ministério da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura Municipal de Penedo, realizarão no próximo sábado (15), a partir das 20h, a inauguração da obra de restauração do Chalé dos Loureiros, executada pelo (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de Penedo. O histórico prédio fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 01, centro histórico.

Orçada em aproximadamente R$ 1,7 milhão, a obra foi realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PACCH).  A solenidade  de inauguração contará com a presença de representantes do Ministério da cultura, IPHAN, além de autoridades municipais e estaduais. O prédio que se encontrava completamente deteriorado foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento das cidades históricas, sendo com isso completamente revitalizado.

Histórico

O imponente casarão foi construído no século 19 pelo engenheiro Joaquim Loureiro, daí o nome do Chalé dos Loureiros. No ano de 1931, durante visita à Penedo, foi o lar de passagem dele e de outras  figuras ilustres, sendo esse o  motivo pelo qual a principal avenida da cidade recebeu o seu nome.

O local, que pertence a fundação Casa do Penedo, irá abrigar o Museu do São Francisco. É mais um equipamento turístico para os visitantes que estiverem em Penedo.