Educação

Arapiraca está abaixo da média nacional no IDEB

Confira os principais números das escolas de Arapiraca na pesquisa

Por 7Segundos 04/09/2018 12h12
Arapiraca está abaixo da média nacional no IDEB
Escola Estadual Costa Rêgo, em Arapiraca, teve o pior desempenho no Ideb para ensino médio na cidade - Foto: Reprodução/Google Maps

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram na segunda-feira (3) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para ver o desempenho por escola, estado ou município, o Inep disponibilizou, em seu site, um guia.

O IDEB em Arapiraca está abaixo da média em todos os índices nacionais, que foram 5.8 para 5º ano fundamental, 4.7 para 9º ano e 3.8 para 3º ano do nível médio. Os índices em Alagoas também estão abaixo das médias nacionais, sendo 4.9 para 5º ano, 4.0 para 9º ano e 3.3 para 3º ano médio.

A nota para o Ifal Arapiraca, única escola federal do município, foi de 5.7, uma das melhores do estado para ensino médio. As escolas estaduais de Arapiraca tiveram média de 4.4 para 9º ano, sendo a melhor escola o Colégio Tiradentes, com incríveis 6.9 de média, seguido da Escola Estadual Adriano Jorge, com 5.0. O pior desempenho nesta faixa ficou com as escolas Aurino Maciel e Rotary. No ensino médio, a melhor escola é a Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL), com 3.9, e o pior índice é do Costa Rêgo, com 2.9.

No ensino municipal, os números para ensino fundamental menor surpreendem, com média 5.0 para 5º ano. As melhores escolas para esta faixa foram Escola de tempo integral Claudecy Bispo dos Santos e Escola Gov. Fernando Collor de Melo, com 5.4 de média. Já no nono ano, a média das escolas municipais foram de 3.8, tendo o pior desempenho as escolas 31 de março e Tibúrcio Valeriano.