Concursos

"Não haverá concursos no Brasil em 2019", diz ministro

Por Agência Brasil e 7Segundos 31/08/2018 20h08
'Não haverá concursos no Brasil em 2019', diz ministro
Ministro do Planejamento, Esteves Colgano - Foto: Agência Brasil

Durante a apresentação do Orçamento de 2019 nesta sexta-feira (31), o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, disse que não há previsão para novos concursos no ano que vem.

Caso o próximo governo queira abrir concurso, contará com uma reserva técnica de R$ 411 milhões no Orçamento.

"O que existe é uma reserva de segurança, que se o presidente entender que precisa fazer concurso, ele tem esses R$ 411 milhões. Se ele decidir não fazer, ele pode realocar [o recurso]", explicou o ministro.

O valor também foi reservado para cumprir eventuais decisões judiciais que obriguem o governo a realizar algum concurso público em determinada área. Segundo Colnago, só estão reservados recursos para bancar a contratação de novos servidores de processos seletivos já autorizados ou em andamento, que são cinco no total: Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o chamado banco de professor equivalente do Ministério da Educação (MEC), que permite a abertura de concurso em universidades federais sempre que há vaga de docente disponível.