Saúde

Saúde informa locais de exame preventivo do colo de útero pelo SUS

Por Assessoria 14/08/2018 09h09
Saúde informa locais de exame preventivo do colo de útero pelo SUS
Coordenadora de Saúde da Mulher, Maria Luíza, alerta para prevenção do câncer de colo do útero - Foto: Assessoria

O exame de citologia oncótica conhecido também por exame preventivo do colo do útero ou papanicolau é, no Brasil, a principal estratégia escolhida para o rastreamento precoce do câncer de colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis. Em Arapiraca, as mulheres podem buscar o serviço, através do Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no 5º Centro de Saúde Noturno.

A coordenadora Municipal de Saúde a Mulher, Maria Luíza Bezerra, explica que as UBS estão realizando a coleta do exame, seguindo um cronograma estabelecido por cada gerência. “Arapiraca possui um quantitativo de 54 mil 972 mulheres que devem realizar um exame de citologia ao ano, como detecção precoce e prevenção do câncer de colo de útero”, alertou.

Além das UBS, o 5º Centro de Saúde Noturno, com o Programa Saúde do Trabalhador, é outro espaço que realiza o exame, onde as mulheres podem buscar o serviço todas às noites, de segunda a sexta-feira, a partir das 19h. No ano de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde registrou o número de 875 coletas para o exame.

Câncer de colo do útero
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o problema, em princípio, pode se manifestar em qualquer idade. Porém, é mais frequente na população jovem, sexualmente ativa,  principalmente em mulheres com idade entre 25 e 65 anos.

Exame
A coleta é simples: durante o exame ginecológico, o profissional faz uma coleta das células do colo do útero, com uma espátula e escovinha. Essas células podem ser espalhadas diretamente em lâminas de vidro ou coletadas em meio líquido. Quando o rastreamento populacional é feito adequadamente, permite diminuir em mais de 70% a mortalidade por câncer do colo uterino. O preparo adequado do exame consiste em evitar relação sexual nas últimas 48 horas, cremes, duchas e não estar menstruada pelo menos dois dias antes da coleta

“Convocamos as mulheres arapiraquenses a procurarem sua UBS de referência para realizar o exame, que deve ser feito anualmente. Para isso, devem apresentar os documentos: cartão do SUS e CPF ou Identidade”, informou Maria Luíza Bezerra.