Desenvolvimento

Debate sobre transposição do São Francisco será retomado no Senado Federal

Por Assessoria e 7Segundos 23/07/2018 17h05
 Debate sobre transposição do São Francisco será retomado no Senado Federal
Transposição do São Francisco - Foto: Reprodução

A transposição do Rio São Francisco deve voltar à pauta da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) a partir de agosto. Depois de ouvir representantes do Ministério da Integração Nacional em quatro audiências públicas sobre o tema em Brasília e no Rio Grande do Norte, os integrantes da CDR promovem uma quinta atividade na Paraíba. O objetivo é pressionar o Poder Executivo a entregar a obra concluída até o final de 2018.

De acordo com os senadores, o projeto deve beneficiar 12 milhões de pessoas em 396 municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. São 477 quilômetros de obras nos eixos Norte e Leste, além de 27 reservatórios com barragens, 4 túneis, 13 aquedutos e 9 estações de bombeamento. A obra é orçada em R$ 9,6 bilhões.

O Ministério da Integração Nacional garante que as águas do Rio São Francisco chegará aos quatro estados nordestinos ainda este ano. Os parlamentares pediram urgência para a transposição, apontado para a escassez de água nesses estados.