Saúde

Casos de sarampo chegam a 677 no Brasil, segundo Ministério da Saúde

Por Saúde-Abril 19/07/2018 17h05
Casos de sarampo chegam a 677 no Brasil, segundo Ministério da Saúde
As duas doses da vacina são fundamentais para bloquear o crescente número de casos de sarampo - Foto: Ilustração

O último balanço do Ministério da Saúde, do dia 18 de julho, mostra que o Brasil tem 677 casos confirmados de sarampo. O país enfrenta dois surtos dessa doença atualmente – em Roraima e no Amazonas.

Até o momento, 444 pacientes no Amazonas já têm provas de que tiveram sarampo, e 2 529 outros permanecem em investigação. Roraima confirmou 216 casos da doença e 160 continuam estão em análise.

Desde fevereiro, quando começaram a surgir os casos de sarampo, foram registradas três mortes: uma no Amazonas e duas em Roraima (há ainda outro óbito sendo esmiúçado). De acordo com o Ministério da Saúde, os surtos estão relacionados ao fluxo de imigrantes. “Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela”, diz a nota.

Outros quadros de sarampo isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (um), Rio Grande do Sul (oito) e Rondônia (um). Até o momento, o Rio de Janeiro repassou ao Ministério da Saúde informações de sete cariocas com a doença.