Desenvolvimento

[Vídeo] Jovens arapiraquenses ganham projeto inovador contra o desemprego

Por 7Segundos 17/07/2018 17h05
[Vídeo] Jovens arapiraquenses ganham projeto inovador contra o desemprego
Nathanael Lucas - Idealizador do projeto - Foto: Josival Meneses/7Segundos

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o índice de desemprego no país é de 11,8%. A taxa é maior quando se refere a jovens, mulheres e pessoas com baixa escolaridade.

Jovens que tiveram mais oportunidades sentem dificuldades em conseguir vagas no mercado de trabalho. E duas fortes razões contribuem para isso: a inadequação entre a formação acadêmica e o que o mercado exige, e a necessidade de as empresas optarem pelos mais experientes na hora de escolher quem fica.

Os de baixa renda e com a mesma idade, quando não conseguem acesso a um bom ensino técnico e uma preparação específica para frentes de trabalho, sentem diminuir suas expectativas e acabam conseguindo emprego por temporada, ou fazendo “bicos”.

A crise econômica e política no Brasil também tem sua parcela de culpa, ao gerar menos oportunidades de emprego. E, pensando nisso, segmentos sociais têm se dedicado a minorar esse problema desenvolvendo propostas criativas. Um bom exemplo disso é o projeto “Ideias de Jovem – Inspirando Novos Tempos”, que tem se dedicado a encontrar capacitação para desempregados entre 18 e 24 anos dentro do empreendedorismo criativo.

Em parceria com a FDS Coworking, o idealizador Nathanael Lucas, empreendedor social de evolução, tem buscado parcerias com empresários locais para alavancar a proposta.

“Somos um grupo de profissionais nas áreas de coaching, recursos humanos, psicologia, advocacia, marketing e empreendedorismo, preocupados com nossa juventude. Mas esse projeto precisa do apoio da iniciativa pública e privada para ganhar robustez. Dessa maneira, vamos conseguir mudar esse quadro de desemprego e de falta de oportunidades para a juventude”, comentou.

Nathanael esteve na redação do Portal 7Segundos conversando com nossa reportagem. Ele deu detalhes sobre o projeto e falou como fazer para participar. Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais do “Ideias de Jovem – Inspirando Novos Tempos”.

Para mais informações sobre o projeto entre em contato através do telefone da assessoria: 82 99980-5899 ou pela rede social: @ideiasdejovem