Cidadania

Deficiente denuncia que motoristas de vans não aceitam Passe Livre no sertão

Usuário tem carteirinha e diz que ainda é obrigado a ouvir 'piadinha' dos condutores

Por Paulo Marcello 16/07/2018 15h03
Deficiente denuncia que motoristas de vans não aceitam Passe Livre no sertão
Veículo de transporte intermunicipal de passageiros - Foto: Divulgação

Um usuário do Transporte Complementar de Passageiros de Alagoas denunciou, na manhã desta segunda-feira (16) na Gazeta FM, que alguns motoristas de Vans que fazem a linha Monteirópolis/Arapiraca (Sertão/Agreste) não estão aceitando o Passe Livre, que dá direito ao transporte gratuito à pessoa com deficiência ou portadores de patologia crônica.

Segundo o passageiro Jasson Rodrigues de Souza, que é deficiente físico, sem uma perna, todas as vezes que precisa se deslocar entre as duas cidades utiliza o transporte alternativo, mas encontra resistência da maioria dos motoristas de vans.

Ele disse ainda que quando consegue pegar o veículo é obrigado a ouvir ‘piadinhas’ do motorista que aquele carro não foi feito pra ninguém andar de graça. "Eu tenho a carteirinha do Passe Livre cuja validade vai até o final de 2019 e tenho que passar por essa humilhação. Um absurdo", disse

Diante do problema, Jasson procurou a reportagem da emissora para fazer a denúncia por meio do "Gazeta nas Ruas". O morador do sertão de Alagoas pediu à direção da Agência Reguladora de Serviços do Estado (Arsal) para que fiscalize o cumprimento da Lei que está prejudicando os deficientes que precisam do transporte público para locomoção.

O presidente da Cooperativa de Transporte Intermunicipal de Passageiros de Alagoas (Coopervan), Marcondes Prudente, explicou que o deficiente tem direito ao Passe Livre, desde que esteja no ponto das vans pelo menos dez minutos antes do veículo sair e que não pode pegar a condução no meio do percurso. Ainda segundo Marcondes, se já tiver um deficiente dentro da van ele tem direito a apenas 50% de desconto no valor da passagem.

“A gratuidade é garantida por Lei e não é subsidiada pelo governo, mas se o cidadão se sentir prejudicado deve procurar a Arsal, por meio da ouvidoria (0800 284 0429), e protocolar sua reclamação. Se o usuário quiser, também pode nos procurar na sede da Coopervan onde ele será orientado sobre seus direitos e como proceder nestes casos. Se a denúncia for comprovada, após a abertura de uma sindicância, o motorista poderá perder a concessão”, alertou.  

O Passe Livre é destinado a pessoas com deficiência ou portadores de patologia crônica, com renda familiar mensal de até três salários mínimos, e que estejam em tratamento médico fora do município em que residem. Já o Cartão do Idoso garante o transporte gratuito entre os municípios alagoanos e é concedido a pessoas com mais de 60 anos, mediante comprovação de renda familiar inferior a dois salários mínimos. Os dois cartões são emitidos pela secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), com o acompanhamento da Arsal.