Tecnologia

"Arbitro de vídeo está limpando o futebol", diz presidente da Fifa

Por Agência Brasil e 7Segundos 13/07/2018 20h08
'Arbitro de vídeo está limpando o futebol', diz presidente da Fifa
Vídeo-arbitragem - Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (13), o presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse que o sistema de vídeo-arbitragem (VAR) é um exemplo de progresso no futebol e que não é mais possível pensar em Copa do Mundo sem essa tecnologia. Ele acrescentou que o sistema de checagem de lances polêmicos por vídeo limpou o futebol.

“O VAR não está mudando o futebol, está limpando o futebol, tornando-o mais honesto e transparente, ajudando os árbitros a tomar as decisões corretas. Hoje é difícil pensar em Copa do Mundo sem VAR”, afirmou Infantino.

Foram feitas pouco mais de 440 checagens na sala de vídeo-arbitragem, onde um grupo de profissionais analisa as jogadas polêmicas, como marcação de pênaltis e impedimentos. De acordo com Infantino, do total de checagens, foram 19 revisões, com 16 mudanças na decisão tomada pelo árbitro no campo.

Infantino falou à imprensa na entrevista coletiva de encerramento da Copa da Rússia. As duas últimas partidas do torneio serão realizadas neste fim de semana. Amanhã (14), Inglaterra e Bélgica disputam o terceiro lugar e domingo (15) França e Croácia decidem o título.