Geral

Prefeitura alega que árvore removida perto de palco trazia risco à população

Corte do vegetal não tem relação direta com Festa da Juventude, alega prefeitura

Por 7Segundos, com assessoria 12/07/2018 12h12
Prefeitura alega que árvore removida perto de palco trazia risco à população
Corte de árvore - Foto: Assessoria

Na noite da quarta-feira (11), a Prefeitura de Santana do Ipanema, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, divulgou uma nota de esclarecimento em relação ao corte de uma árvore situada na Avenida Dr. Arsênio Moreira, no Centro daquele município. De acordo com o diretor do Sistema de Gestão Ambiental e Proteção ao Meio Ambiente, Fábio Leite, a nota e explica os motivos que levaram a Prefeitura a cortar a árvore, negando que tenha sido em decorrência da montagem de estrutura de palco para a realização da Festa da Juventude. Em nota, o diretor explica que havia risco para a população e que o tronco da árvore estava comprometido.

No documento, Fábio Leite informa à população que a maneira para solicitar a supressão de uma árvore é comparecendo à sede da Secretaria, que funciona no mesmo prédio da Emater, ao lado da Caixa Econômica Federal.

Veja abaixo a nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, vem esclarecer que as supressões de árvores, tanto na área urbana, como na rural, é precedida de alguns procedimentos que visam embasar, tecnicamente, a prática adotada, passando inicialmente pela visita dos técnicos, posterior análise e finalizando com um Laudo Técnico, que é assinado por um Engenheiro Agrônomo e fica arquivado no setor de Meio Ambiente. Esclarecemos ainda que para cada árvore suprimida, na cidade de Santana do Ipanema, três outras são plantadas, seguindo recomendações técnicas, em locais adequados e de espécies preferencialmente nativas.

A árvore suprimida na última terça-feira (10), na Av. Dr. Arsênio Moreira, passou por todos esses procedimentos e ficou comprovado o risco que a mesma poderia trazer para a população, pois o seu tronco encontrava-se comprometido internamente, conforme fotos e Laudo Técnico arquivado na Secretaria de Meio Ambiente (à disposição da população). Com a chegada das festividades da 56ª Festa da Juventude, evento este que traz uma grande circulação de pessoas no local, e pensando na segurança dos que transitam, a análise foi dada como prioridade e consequentemente o corte foi autorizado. Ainda, é importante que se diga que o vegetal em questão, o Ficus benjamina, é uma planta de origem asiática, o que não traz prejuízo para a flora nativa da região.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídrico aproveita para informa que a maneira correta de solicitar a supressão de uma árvore é dirigindo-se à sede da secretaria, que funciona no mesmo prédio da Emater, assinar um Requerimento específico e um Termo de Compromisso, comprometendo-se a doar três mudas de plantas, caso o pedido seja deferido, para que posteriormente haja o plantio das mesmas.

A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema vem adotando medidas que possibilitam a melhoria na parte paisagística da cidade como: recomposição da vegetação de praças, poda contínua nas ruas da cidade, replantio de árvores mortas, replantio das palmeiras da entrada da cidade e colocação de grama, plantio de espécies nativas nas margens do Rio Ipanema, contribuindo assim com a recomposição da mata ciliar, além de diversos outros projetos na área ambiental.

Certos de que estamos contribuindo para a melhoria do Meio Ambiente da nossa querida Santana do Ipanema, nos colocamos à disposição para eventuais dúvidas.