Política

Servidores colocam caixões do prefeito e de vereadores em sessão da Câmara

“Não queremos uma Câmara morta”, disse o Sinteal

Por 7 Segundos 06/07/2018 11h11
Servidores colocam caixões do prefeito e de vereadores em sessão da Câmara
Caixões simbólicos foram colocados em sessão da Câmara Municipal de Santana do Ipanema - Foto: Cortesia

Os servidores municipais de Santana do Ipanema encontraram um jeito de protestar contra a gestão municipal. Após greve geral ter sido declarada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, a categoria colocou caixões de papelão na Câmara Municipal, representando vereadores e o prefeito Isnaldo Bulhões.

A greve, que reunia os trabalhadores da Educação, da Saúde e da Assistência Social, havia começado quando foi rejeitada a proposta do prefeito Isnaldo Bulhões de 5% de reajuste salarial. Os sindicatos afirmam que existe uma defasagem de 25% no valor dos salários, e que só seria aceita uma proposta de, no mínimo, 12% de reajuste. Após a rejeição da proposta, ficou definida a greve geral, por tempo indeterminado, até ser barrada pelo TJ/AL.

A categoria levou então, na sessão da Câmara Municipal desta quinta (5), vários caixões representando vereadores da cidade, assim como o gestor. “Não queremos uma Câmara morta”, disse uma integrante do Sinteal (Sindicato dos Trabalhadores em Educação). “Os caixões representam o sentimento dos servidores diante da falta de pulso dos vereadores, em barganhar com a gestão uma valorização que realmente possa assegurar dignidade para as famílias”, completou.

O presidente da Câmara, Mário Siqueira (um dos representados nos caixões) suspendeu a sessão diante do protesto. Os ânimos se exaltaram no local, chegando inclusive a ser chamada a Polícia Militar para o recinto. A categoria chegou a planejar inclusive que, se os caixões fossem removidos à força, haveria um cortejo pela cidade. Por fim, a classe e os vereadores negociaram, e o cortejo foi cancelado.

A Câmara Municipal de Santana do Ipanema não se pronunciou ainda sobre o protesto.