Justiça

Ministro do Trabalho pede exoneração; ele é citado em operação da PF

Por Agência Brasil e 7Segundos 05/07/2018 20h08
Ministro do Trabalho pede exoneração; ele é citado em operação da PF
Ministro do Trabalho pede exoneração - Foto: Reprodução

O Palácio do Planalto informou em nota à imprensa, que o presidente Michel Temer recebeu e aceitou o pedido de exoneração do ministro do Trabalho, Helton Yomura.

"O presidente agradeceu sua dedicação à frente da pasta", diz a nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

O ministro Helton Yomura - um dos alvos da terceira fase da Operação Registro Espúrio – que foi deflagrada nesta quinta-feira (05), pela Polícia Federal (PF), prestou depoimento na superintendência do órgão, em Brasília, e depôs por cerca de uma hora.

O advogado do ministro, César Caputo Guimarães, confirmou que, em função das investigações, Yomura foi suspenso de suas funções no ministério e afirmou que todas as medidas jurídicas cabíveis seriam adotadas para reverter tal medida, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A pedido da PF e da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro do STF Edson Fachin determinou o afastamento de Yomura. Indicado pelo partido, Yomura estava à frente da pasta desde janeiro deste ano – primeiro interinamente e, desde 10 de abril, como titular. Antes, ele ocupou a Secretaria Executiva do ministério, cargo que assumiu em outubro de 2017.