Clima

Inverno chega com sensação de mais frio no Agreste de Alagoas

Sala de Alerta da Semarh estima uma estação com chuvas abaixo da média

Por Paulo Marcello com assessoria 26/06/2018 16h04
Inverno chega com sensação de mais frio no Agreste de Alagoas
Vinícius explica que inverno terá chuvas mais distribuídas ao longo dos dias - Foto: Ascom/Semarh

Boa parte da população de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, está sentindo muito frio nos últimos dias. É comum encontrar pessoas que relatam que as noites estão bem mais frias que nos anos anteriores, na segunda maior cidade do Estado.

Alagoas recebeu a estação do Inverno no último dia 21, mas a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estima um inverno com chuvas abaixo da média. As chuvas que estão previstas para a chamada estação mais fria do ano tendem a ser o oposto do que ocorreu em 2017, período chuvoso considerado acima da normalidade.

Segundo o meteorologista, Vinícius Nunes Pinho, as temperaturas mínimas na madrugada estão dentro da normalidade. Ele lembra que a menor temperatura deste ano foi no mês de Abril, quando foi registrado 18.5 graus. Ele destaca que a sensação de frio é bem maior este ano, porque nos últimos anos a temperatura estava bem acima da normalidade.

“O que acontece é que nos últimos anos as temperaturas foram acima da normalidade. Já em relação ao volume de chuvas, foram abaixo da normalidade em Maio e se repete agora em Junho. E essas chuvas abaixo da normalidade estão relacionadas com o enfraquecimento do La Niña, que perdeu força no final de Abril”, explicou o especialista ao Portal 7Segundos.

O meteorologista informou ainda que o inverno em Alagoas terá chuvas mais distribuídas ao longo dos dias, no entanto é possível que aconteça casos extremos de chuva.

Quanto às temperaturas neste período, a Sala de Alerta da Semarh estima que os termômetros devem marcar entre 22° C e 23° C no período da manhã. À tarde, o tempo seco pode ser predominante e à noite a temperatura cai.