Geral

Baleia jubarte é encontrada morta na praia de Armação, em Salvador

Ainda não há detalhes sobre o animal, que foi encontrado por moradores e banhistas. Na mesma praia, um tubarão martelo foi capturado e morto por mergulhadores, na sexta-feira (22).

Por G1 25/06/2018 10h10
Baleia jubarte é encontrada morta na praia de Armação, em Salvador
Tubarão martelo foi morto por mergulhadores - Foto: reprodução

Uma baleia jubarte foi encontrada morta na praia de Armação, em Salvador. Moradores e banhistas acharam o animal entre as pedras na manhã de domingo (24), mas até a manhã desta segunda-feira (25), o animal ainda não havia sido retirado.

Ainda não há detalhes sobre o animal, se ele estaria ferido, nem o que teria causado a morte. Os moradores não souberam informar se a baleia morreu após encalhar. Na mesma praia, um tubarão martelo foi capturado e morto por mergulhadores, na sexta-feira (22).

Este é o primeiro caso de baleia encontrada morta em praias da capital, desde o início do inverno. Os encalhes de jubarte são comuns no litoral brasileiro entre julho e outubro, pois é a época em que os animais costumam migrar das Ilhas Geórgia do Sul para o litoral sul da Bahia, em busca de água quente para reprodução.

Tubarão martelo

Também na praia de Armação, um tubarão martelo com cerca de dois metros foi encontrado. Ele foi morto e capturado por mergulhadores.

O caso aconteceu na sexta-feira (22). Os mergulhadores, que não tiveram identidade revelada, disseram à equipe de reportagem da TV Bahia que se assustaram com o animal e atiraram com o arpão.

O tubarão foi retirado da água e colocado em uma calçada, enquanto os mergulhadores filmavam a ação.