Brasil

Exército planeja chamar presidenciáveis para discutir segurança

Por Uol Notícias 07/06/2018 14h02
Exército planeja chamar presidenciáveis para discutir segurança
Exército planeja chamar presidenciáveis para discutir segurança - Foto: Reprodução

O comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Villas Bôas, pretende convidar os candidatos à Presidência da República para discutir assuntos relacionados à defesa e à segurança do país, em particular os referentes aos interesses da Força Armada.

As propostas da corporação vão constar de um documento que está sendo elaborado pelo comando do Exército para ser apresentado aos presidenciáveis das eleições deste ano.

A iniciativa foi revelada pelo Centro de Comunicação Social do Exército após questionamento da reportagem do UOL sobre a visita do deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ) a Villas Bôas.

O encontro ocorreu na terça-feira (5), mas não constava da agenda oficial do comandante até a noite desta quarta (6). Capitão reformado do Exército, Bolsonaro aparece ao lado do general em uma foto publicada no Twitter do seu aliado e coordenador de seu plano de governo, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

Não fosse o tuíte de Lorenzoni, portanto, a visita poderia se manter apenas entre os três. "Ótima conversa sobre o presente e o futuro do Brasil com o General Villas Bôas", relatou o escudeiro de Bolsonaro.

Questionada sobre o motivo de o encontro não estar na agenda, a assessoria do Exército informou que visualizou a visita de Lorenzoni no sistema interno, mas que verificaria por que ela não estava disponível na versão pública nesta quinta (7).

O Exército informou que o comandante "recebeu o deputado federal Onyx Lorenzoni nas instalações do Quartel General do Exército para uma visita de cortesia". "O mesmo estava acompanhado do deputado federal Jair Bolsonaro", completou.

A reportagem não conseguiu entrar em contato com os parlamentares nesta quarta, enviou questionamentos aos dois, mas não obteve respostas até a publicação deste conteúdo.

Ainda de acordo com o Centro de Comunicação Social da corporação, Villas Bôas tem recebido diversas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, "para tratar de assuntos de interesse da Força Terrestre".

A assessoria citou dentre as personalidades que visitaram o comandante outros dois pré-candidatos à Presidência da República: o senador Alvaro Dias (Podemos-PR), no dia 23 de maio, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), seis dias depois. Ambos constam da agenda oficial de Villas Bôas.

Segundo o Exército, as futuras reuniões com os presidenciáveis vão depender da definição dos candidatos e das respectivas agendas. "É importante que a sociedade discuta os temas defesa e segurança para que, no futuro, sejam tomadas as melhores decisões", diz a nota enviada ao UOL.