Arapiraca

[Vídeo] Agentes de Saúde fazem protesto dentro da prefeitura de Arapiraca

Os profissionais cobram da gestão, dentre outros pedidos, reajuste salarial e fardamento adequado

Por 7 Segundos 05/06/2018 12h12
[Vídeo] Agentes de Saúde fazem protesto dentro da prefeitura de Arapiraca
Agentes de Saúde fazem protesto dentro da prefeitura de Arapiraca - Foto: Cortesia

Conforme prometido, os agentes comunitários de Saúde (ACS) e os agentes de endemias de Arapiraca cruzaram os braços nesta terça (5). Os profissionais ocuparam o Centro Administrativo da prefeitura como protesto de advertência, para que a Secretaria de Saúde do município apresente uma proposta em relação aos pontos pedidos.

Os agentes reclamam, dentre outras coisas, de falta de material de trabalho, como fardamento e bolsas. Pedem ainda reajuste salarial e gratificação adicional prevista na lei federal nº 12.994/2014. Solicitam também o repasse do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que é feito uma vez por ano com acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes que estão em campo.

O ACS Pedro Ferreira, que atua no bairro Arnon de Melo, conversou com o 7 Segundos sobre a manifestação: “A gente pretende que o prefeito nos atenda no básico, no que a gente precisa para trabalhar no dia a dia. Há anos que nós trabalhamos sem fardamentos, adentramos as casas de famílias sem nem ao menos termos uma identificação. Precisamos de melhorias de condições de trabalho, precisamos de melhores salários, porque desde 2014 que não temos melhora nenhuma na nossa remuneração. Queremos o básico do básico, e quem ganha com isso é a população”.

O líder do Sindicato Metropolitano dos Agentes de Endemias e de Saúde, Anselmo dos Santos, esteve em reunião com a gestão, enquanto os agentes protestavam no Centro Administrativo. Ao fim do encontro, Anselmo informou que a negociação foi reagendada para o próximo dia 14, onde a gestão apresentará uma proposta sobre os pedidos feitos. Até o próximo encontro, o trabalho dos ACS e dos Agentes de Endemias ocorre dentro da normalidade.

Confira nossa transmissão ao vivo do protesto pelo Facebook do 7 Segundos.