Educação

Ifal Arapiraca é finalista do desafio ‘Empreender grande, desde pequeno’

Competição tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo entre os jovens

Por Assessoria 30/05/2018 13h01
Ifal Arapiraca é finalista do desafio ‘Empreender grande, desde pequeno’
Finalistas do desafio ‘Empreender grande, desde pequeno’ - Foto: Assessoria

O projeto desenvolvido por quatro alunos do Ifal Arapiraca vai ser conhecido nesta sexta-feira, dia 1º, por grandes profissionais de marketing, inovação e vendas do Nordeste. A ideia é finalista do desafio ‘Empreender grande, desde pequeno’ do Trakto Marketing Show, considerado o maior evento da área na região.

O ‘Sensor Smart’ foi criado pelos alunos Arthur Brito Ribeiro, Eduardo Roger Melo Mendonça, Manuel Eduardo Nascimento Antunes e Janderson dos Santos Melo, sob a orientação do professor Fernando Tenório. A turma é do primeiro ano do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio e teve a ideia de ajudar pequenos agricultores rurais com um sensor de umidade.

“Ele usa a condutividade elétrica do solo para converter em umidade. Então, o sensor consegue ligar ou desligar o sistema de irrigação”, explicou Arthur Ribeiro, que vai representar a equipe no evento. Arthur vai ter três minutos para explicar como o sistema funciona e convencer o público sobre a viabilidade e os benefícios do projeto.

De acordo com o professor Fernando Tenório, o ‘Sensor Smart’ foi pensado com o objetivo de reduzir custos e garantir a sustentabilidade dos recursos utilizados. “Quando a gente tem umidade no solo, tem conectividade no solo, então o sensor vai detectar uma certa voltagem ali. Diante disso, os alunos utilizaram os conhecimentos das aulas de Informática para desenvolver um software que interpreta os dados para ligar ou desligar o sistema de irrigação. E o melhor, é um negócio de baixo custo e se adapta a qualquer sistema de irrigação”, garantiu o professor.

Em abril, o projeto foi aprovado para a segunda etapa do Avant IF, uma competição de ideias inovadoras voltada para alunos, servidores e egressos do Ifal. Ao todo, sete equipes do Ifal Arapiraca foram para a segunda etapa do evento, que aconteceu no campus de Santana do Ipanema, onde o projeto do ‘Sensor Smart’ foi divulgado pela primeira vez.

No Trakto Marketing Show, o desafio é proposto pelo jovem empreendedor Davi Braga, alagoano que aos 13 anos criou uma startup. Os demais finalistas são Lucas Vicente dos Santos, Mateus de Albuquerque W. Freire e Daniel Adam Farias Lima. A competição está marcada para acontecer na sexta, segundo dia do evento, às 18h50. O vencedor da disputa vai levar um notebook para casa.